03/05/2023
O contrato prevê a gestão das unidades por 20 anos, incluindo o serviço funerário, a implantação de uma clínica de tanatopraxia e a construção e gestão de um crematório.
A tanatopraxia é o procedimento de conservação do corpo após o seu falecimento. Esse procedimento tem como principal objetivo retardar o processo de decomposição por meio de higienização, necromaquiagem e aplicação de produtos químicos. Essa ação é feita em clínicas de preparação de cadáveres e tornou-se serviço básico em todas as funerárias.
O edital de licitação levou em consideração a escolha por uma empresa que pudesse oferecer o controle de toda a cadeia do atendimento funerário nas unidades do Centro, Maranhão, Jardim das Flores e Caucaia Alto. Juntos, os cemitérios reúnem aproximadamente 14 mil túmulos.
A previsão de entrega do crematório, juntamente com uma sala de cerimônia, no Jardim das Flores, é para os próximos três anos, o que permitirá realizar as cerimônias de despedida na própria cidade para quem optar pela cremação.
A administração de todas as unidades vai funcionar de forma centralizada, mas haverá postos de atendimentos à população em todos os cemitérios, onde poderão ser feitos recadastramento dos túmulos, acertos e solicitação de informações sobre localização de jazigos.