12/07/2023
Termômetros chegam a 50 graus no norte da África e a 40 na China. Groenlândia derretendo. Pior seca em 70 anos no Uruguai. 18 cidades em estado de emergência no Nordeste. Base na Antártida chega a 8 graus positivos em pleno inverno.
Estas notícias extraídas do boletim da jornalista, ambientalista e agricultora @claudiavisoni trazem dados terrivelmente inéditos e um quadro preocupante sobre os eventos climáticos.
O sentimento de impotência nos inunda ao nos depararmos com notícias tão aterradoras assim. O que podemos fazer para influenciar este quadro?
A seguir, o Site da Granja traz 10 atitudes que você pode realizar no seu dia a dia para ajudar na permanência de nossa espécie no planeta. Não é necessário investir dinheiro ou participar de alguma organização, basta querer e fazer sua parte.
1. Cuide da água
Você já pensou em quanta água é desperdiçada com banhos muito demorados ou por um vazamento em casa por dias? Atitudes simples podem evitar o desperdício, como: reduzir tempo de banho, aproveitar água da chuva, reutilizar água da máquina de lavar, lavar o carro utilizando baldes com água em vez de mangueiras. Se não há água, não há vida.
2. Economize energia elétrica
Algumas vezes ligamos vários aparelhos eletrônicos simultaneamente ou deixamos lâmpadas acesas mesmo sem ninguém no ambiente. Diminuir o uso de ar-condicionado e trocar lâmpadas por outras mais econômicas diminuem o consumo de energia.
3. Ande mais a pé – economize energia fóssil
Veículos automotores liberam muitos poluentes. Sendo assim, sempre que possível, opte por ir a pé ou quem sabe de bicicleta. Combine caronas com os amigos ou utilize o transporte público. Sua saúde também agradece.
4. Tenha um dia vegetariano
Você não precisa parar de comer carne, mas experimente deixar de consumi-la por um dia. Cada meio quilo de carne consome 9,5 mil litros de água para ser produzido e cada hambúrguer causa a destruição de cinco metros quadrados de floresta.
5. Evite produtos descartáveis e sacolas plásticas
Você já deve ter ouvido falar da ilha de plástico no Pacífico. São 4 milhões de toneladas de plástico e tem quase duas vezes o tamanho do estado de São Paulo. Apesar de bastante práticos, aumentam a produção de lixo. Ao fazer compras, leve sua própria bolsa de pano ou lona para evitar desperdícios. Peça caixa de papelão para levar a compra. Dê preferência aos produtos à granel.
6. Separe os resíduos e aproveite as podas
Separar o lixo orgânico do reciclável é essencial para garantir a destinação correta de cada produto. Reciclar um produto é muito melhor do que fabricar outro. Assim, economizamos recursos naturais e diminuímos o lixo. Cobre as empresas a praticarem logística reversa e se responsabilizarem pelos resíduos que fabricam. Lembre que poda não é lixo e a compostagem é uma ação que imita a natureza, produzindo terra fértil para voltar ao seu jardim.
7. Economize papel
Evite impressões desnecessárias: ingressos, extratos de banco, sua via no cartão, contas que podem ser pagas online… ao usar papel para anotações, certifique-se de usá-lo por completo antes de reciclar. Nos presentes, experimente reutilizar papéis antigos ou buscar novas formas criativas de embrulhá-los.
8. Consuma consciente
Trocar o celular a cada novo lançamento é mesmo necessário? Aquele tênis realmente precisa ser trocado? Levados pelo consumismo, compramos coisas sem utilidade. Assim reforçamos o uso excessivo e descontrolado dos recursos naturais.
9. Reaproveite – Economia Circular
Algumas vezes jogamos no lixo objetos que podem ser utilizados por outras pessoas e em outros fins. Sendo criativo você se diverte e causa menos impacto.
Juntando a economia circular e a sustentabilidade, o conceito ganha cada vez mais força. Muita gente tem buscado trocar produtos como forma de conter gastos e evitar o consumo excessivo de materiais.
Por que não pegar aquilo que está parado em casa e trocar por algo que precisa mais naquele momento?
Nesse sentido, o Site da Granja aproveita para divulgar uma ação local:
Mercado de Trocas da Granja
Em 2023, o formato evoluiu e passou a contar com 4 edições, seguindo as estações do ano: Outono, Inverno, Primavera e Verão. A próxima edição é o de inverno: o próximo Festival de Trocas de inverno acontece sábado dia 29/07 das 9h30 às 12h e vai ser no Parque CEMUCAM.
O que você pode levar: Roupas, livros, brinquedos, bijous, utensílios, eletrônicos, objetos de decoração, sapatos, acessórios... itens em perfeito estado que você não usa, mas que estão dignos de serem recebidos. Têm algumas outras dicas, que aos poucos serão informadas. Por enquanto, mais info no Facebook e Instagram . E se você está lendo com atenção, percebeu que faltou uma dica, certo? Pois agora vai uma bem importante:
10. Repasse as dicas!
Espalhar o conhecimento sobre como cuidar da natureza ajuda a formar cidadãos mais preocupados com o meio ambiente. Que tal fazer sua parte e repassar essas ideias?