TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Dia da Consciência Negra passa a ser feriado em Cotia

13/09/2023



O governador Tarcísio de Freitas(Republicanos) sancionou nesta terça-feira (12) o projeto de lei 370 de 2023, que institui em todo o Estado de São Paulo o Dia Estadual da Consciência Negra, já celebrado em 20 de novembro por algumas cidades. Em Cotia era ponto facultativo.


A data vai muito além da homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695. Ele foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares durante o período do Brasil-Colônia e ficou conhecido por representar a resistência e a luta contra a opressão da escravidão. O legítimo feriado é uma conquista do povo preto e um despertar para a população olhar para o racismo estrutural. 

De acordo com o Atlas da Violência 2017, a população negra corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios. Só 10% dos livros brasileiros publicados entre 1965 e 2014 foram escritos por autores negros, afirma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), que também analisou os personagens retratados pela literatura nacional: 60% dos protagonistas são homens e 80% brancos. 

Segundo o IBGE, mais da metade da população brasileira (54%) é de pretos ou pardos, sendo que a cada dez pessoas, três são mulheres negras. Com a segunda maior população negra do planeta, atrás apenas da Nigéria, o Brasil possui 12% de estudantes negros na educação superior e 64% da população carcerária é de cor preta. Mesmo negros e pardos representando 54% da população, a sua participação no grupo dos 10% mais pobres era de 75%.

O projeto foi proposto pelo deputado Teonilio Barba (PT) e aprovado pela Alesp no dia 8 de agosto deste ano. Agora os 645 municípios todo o estado de SP,  terão oficialmente o feriado já a partir deste ano, assim como já ocorre, por exemplo, no Rio, Alagoas, Amazonas e Amapá, por exemplo.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR