TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Dra. Vethome cuida do seu pet em casa e de forma integrativa

15/11/2023



Nossos pets

O Brasil possui 139,3 milhões de animais de estimação. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e atualizados pelo Instituto Pet Brasil. O levantamento, de 2018, conta a existência 54,2 milhões de cães; 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes; e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos. 

Atendimento em domicílio

Num contexto de distanciamento social pelo qual passamos, promover o atendimento onde vive o animal acabou se tornando uma alternativa interessante. Por um lado, a praticidade para o tutor; por outro, a possibilidade de o médico veterinário poder entender mais seus clientes.

A medida é ótima, por exemplo, para a vacinação, tanto de filhotes, pois ainda possuem sistema imunológico em desenvolvimento, como pets de grande porte. O atendimento veterinário domiciliar também é recomendado a animais doentes, a fim de que se evite a exposição a novos riscos. Além disso, pode ser uma opção interessante para o tratamento de animais que ficam nervosos ou estressados ao serem transportados.

Medicina integrativa

A ideia é que os nossos queridos amiguinhos tenham uma vida mais saudável, longeva e feliz, mesmo que para isso seja preciso fazer uso de práticas alternativas. Essa demanda fez com que os médicos veterinários se especializassem e estivessem preparados para disponibilizar terapias integrativas. 

A medicina veterinária integrativa combina abordagens tradicionais e complementares para promover a saúde e o bem-estar dos animais, envolvendo práticas como acupuntura, fisioterapia, nutrição balanceada e terapias holísticas. Isso visa aspectos físicos, emocionais e energéticos da saúde animal de maneira abrangente. A Acupuntura, técnica consagrada da Medicina chinesa, reduz o estresse, a dor, a inflamação e melhora a qualidade de vida em todo tipo de enfermidade. 

O Site da Granja conversou com  Daniela Stochmann, a “Dra. Vethome” para falar dessas duas novas formas de se cuidar do seu pet.


SG - O "Vethome" significa atender na casa do pet?

DS - Sim, atendimento em domicílio.

SG - Como surgiu essa ideia?

DS - Após meu doutorado, eu comecei a trabalhar com gado de leite. Como a produção era minha e do meu marido, eu fazia tudo, desde administração, parte veterinária, organizava os funcionários, e todo cuidado que uma produção de leite exige. Porém não tínhamos mais vida, trabalhávamos de domingo a domingo.

Por isso resolvemos vender tudo e voltar para São Paulo, aqui na Granja Viana. Compramos uma casa com um quintal bem grande para ter espaço para meus cães. 

E eu comecei a atender pequenos animais, que na verdade sempre foi meu objetivo. E como ainda não tinha clínica comecei a atender em domicílio. E foi muito bom porque atender o animal em casa traz muito conforto, não só para o dono, como para o pet. E continuei, me especializei em acupuntura e depois em medicina integrativa que abrange outras técnicas não convencionais. Foi aí que surgiu o nome “Dra Vethome”.

SG – Vi que você tem especialização em acupuntura, ozonioterapia e fitoterapia. Essas modalidades são aplicáveis em domicílio?

DS – Sim, tranquilamente.

SG – O que são exatamente?

DS - Na ozonioterapia eu trabalho com um aparelho que produz o ozônio, que é aplicado por diversas vias dependendo a enfermidade no animal. Ele pode ser utilizado para dores, pois tem ação anti-inflamatória, para cicatrização de feridas, dermatites, problemas com otite etc. 

A acupuntura é uma técnica chinesa milenar, que pode ser utilizada para todo tipo de enfermidade, só não é utilizada em emergência, mas em doenças crônicas, agudas, traumas, problemas emocionais, ajuda na qualidade de vida para animais idosos com dores crônicas e o resultado é muito positivo!

A fitoterapia chinesa é um complemento para a acupuntura, para animais com problemas mais crônicos que demandam mais tempo de tratamento. Nesse caso, prescrevo os fitoterápicos e o tutor coloca as cápsulas na ração ou faz chá para colocar na água.

SG - E como surgiu essa vontade pelas técnicas não convencionais? O que você vê na acupuntura como vantagem?

DS - Nunca me dei bem com os medicamentos convencionais. Apesar de serem às vezes necessários e muito importantes para determinados problemas, eles não resolvem a causa do problema. Por isso eu ficava frustrada quando somente fazia uma prescrição e ia embora, não achava que tinha cumprido meu papel. Frustrada diz tudo! Não gostava do resultado, e sempre existe a recidiva até o ponto que o animal não responde mais, e aí? O que fazer? 

Com a acupuntura você trata do animal como um todo e trata a raiz do problema, e você vê realmente a cura! E isso não tem preço, me deixa muito emocionada, feliz e amar o que faço!

As outras técnicas complementam a acupuntura, dependendo do problema, defino o que vai ter melhor resultado, mas sempre associo a acupuntura, mesmo o ozônio eu aplico nos pontos de acupuntura para potencializar o resultado.

SG - O ozônio é utilizado para inflamações? Como é aplicado?

DS - Quando ele entra no organismo, suas moléculas se quebram formando o oxigênio, dessa forma você ativa o metabolismo das células. Ele é aplicado de forma intrarretal, com uma sonda, com bags em caso de feridas e com agulhas de insulina bem fininhas em pontos de acupuntura. Também pode ser usado na auto-hemoterapia e de forma intravenosa.

SG – A acupuntura é complementada então? Seus efeitos são potencializados através da ozonioterapia? 

DS - Sim, pode-se dizer que sim, meu foco sempre é a acupuntura. A Medicina integrativa é um nome que colocaram para o conjunto de terapias não usuais, então floral, cannabis, tudo isso faz parte. O ozônio potencializa os efeitos da acupuntura quando aplicada nos pontos.

SG – E você está atendendo na Granja há quanto tempo?

DS - 5 anos

SG – Como funciona? Você recebe uma ligação (geralmente por WhatsApp?) e vai até onde está o pet, daí vê quais são os sintomas, qual o diagnóstico, para escolher qual caminho irá utilizar? A primeira consulta já pode conter uma aplicação de acupuntura?

DS - Sim, isso mesmo!

SG –  Vi também que após essas consultas, você fica à disposição e monitorando o pet à distância, acompanhando medicação, aconselhando procedimentos etc.? Podemos dizer que faz parte do tratamento esse atendimento posterior?

DS -Isso, eu fico disponível.

SG – Tem mais algo que você gostaria de colocar, algo importante sobre esta sua jornada? Algum recado?

DS - Acho que o atendimento em domicílio talvez ainda não seja tão conhecido, assim como a acupuntura. Sobre a acupuntura, existem pessoas que não sabem que ela pode ser aplicada em animais. E uma coisa interessante é que a maioria dos pets recebe muito bem as agulhas e o efeito é até mais rápido quando comparamos com humanos. E também aplico vacinas, pois acho que auxilia muito a vacinação em casa, principalmente para gatos e cães de grande porte.

SG - Sim, por conta do estresse gerado em consultório fica bem mais tranquilo onde o animal vive, é isso?

DS - Isso!


Dra. VetHome

Daniela Stochmann

Formação em Medicina Veterinária pela UAM (Anhembi-Morumbi), Mestrado em Patologia Animal pela UNESP, Doutorado em Tumores de mama em cães também pela UNESP, Pós-graduação em Acupuntura, Ozonioterapia e Fitoterapia veterinária.

O atendimento é feito na residência do tutor e do pet onde inicialmente será feito a primeira avaliação para adequar o melhor tratamento de acordo com o tipo de sintoma apresentado.

Áreas de Atendimento: Carapicuíba, Barueri, Osasco, Alphaville, Santana do Parnaíba, Cotia, Jandira, Granja Viana, Tamboré, Butantã

@dravethome

Site

WhatsApp +5511982729743 


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR