06/09/2025
A Prefeitura de Cotia inaugurou na sexta-feira (5 de setembro de 2025) o primeiro ecoponto municipal, batizado de “Ecotia Limpa”, localizado na Rua Salma, 581, no Parque São George, Granja Viana, no local onde era o velório, ao lado do Recriança. O espaço oferece à população um local adequado para o descarte de recicláveis e pequenos volumes de entulho, contribuindo para a preservação ambiental e para a limpeza urbana.
O novo ecoponto conta com quatro PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), com capacidade para receber até uma tonelada de recicláveis por dia, além de duas caçambas para entulho de pequenas reformas, que suportam até seis toneladas diárias. Cada munícipe poderá descartar até 50 quilos de entulho por vez. O espaço é atendido por três funcionários.
O primeiro Ecoponto da Cidade é celebrado pela comunidade granjeira que antes tinha como descarte reciclável apenas no Pão de Açúcar da Raposo. O prefeito Welington Formiga também esclarece que começou pela Granja Viana, por já ter o terreno com prédio. A arquiteta Maria Angélica Galante, da Regional da Granja Viana, pontua, “As subprefeituras das regionais têm um trabalho intenso de zeladoria. E a gente entende que a população não tinha um local de descarte de pequenos resíduos ou uma quantidade reduzida de entulhos, então o ecoponto é fundamental, porque ele acaba desonerando a prefeitura de um trabalho de coleta, que não é uma coleta regular, é uma coleta pontual e isso tem um custo alto para os cofres públicos”
De acordo com a administração municipal, outros quatro ecopontos serão entregues nos próximos meses em diferentes regiões da cidade. O próximo está previsto para a área central de Cotia e a gestão de todos será da Cotia Ambiental, que pertence a empresa ENOB. “Enxugamos o contrato com a Cotia Ambiental que faz a coleta de lixo, notificamos a empresa que também nos cobrou e hoje temos 21 caminhões (antes eram 14), todos rastreados, adesivados com os nossos super coletores - agora na cidade, gari mudou de nome: é o super coletor”, observa o prefeito Welington Formiga, que costuma parar o carro à noite para conversar com esses profissionais que prestam esse fundamental serviço ambiental e de saúde pública.
Super Coletor é o novo nome para gari na cidade
A equipe formada por ecoeducadores contratados pela ENOB, Juliana, Orlando, a Camila e a Tatiane, fazem parte da equipe do projeto Super-Coletor. “O projeto é da empresa Enob, em parceria com a prefeitura. Nós vamos iniciar em 2026, nas escolas municipais, onde nós entendemos que crianças são os maiores multiplicadores de informação. Vamos ensinar a separação de resíduos, as diferenças dos materiais, os perigos da coleta quando você descarta de forma errada o vidro, o papel”. O personagem Super-Coletor veio da ideia de reconhecer que coletores como verdadeiros heróis, "eles coletam na chuva, no sol, eles se machucam, eles estão dando a vida na cidade para deixar a cidade limpa", diz um trecho do gibi que faz parte das oficinas e do material pedagógico que será entregue nas escolas municipais em 2026.
Cotia no rumo da Sustentabilidade
O prefeito Welington Formiga destacou a importância da iniciativa para a construção de uma cidade mais sustentável:
“Cotia tem mais de 200 bairros e 33 mil km² de extensão. Começamos pela Granja Viana porque já havia espaço disponível, mas vamos levar o projeto a outras regiões. Queremos mudar a mentalidade das pessoas, trabalhar a educação ambiental e resgatar a imagem de Cotia como cidade da sustentabilidade.”
A cerimônia de entrega contou com a presença do vice-prefeito Paulinho Lenha, do secretário de Obras e Infraestrutura Iran Soares, do administrador regional da Granja Viana Fernando Guedes, a chefe da Cooperativa de Reciclagem Copernova, Marly Monteiro além de vereadores e alguns secretários municipais.
Matéria atualizada em 11/09
© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR