TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Escolas estaduais e municipais têm procedimentos diferentes no retorno às aulas

07/02/2022


Todos os estudantes das Escolas públicas e particulares retornaram às aulas 100% presenciais nos últimos dias 2 e 3 de fevereiro. Em Cotia, só na rede municipal, são 30 mil estudantes da Educação Básica e Ensino Fundamental. 

Protocolos como uso de máscara, álcool em gel e aferição de temperatura são comuns, não só em unidades escolares, mas em outros estabelecimentos e serão mantidos em todas as escolas, estaduais e municipais.

Mas pais e responsáveis devem ficar atentos, pois as regras e protocolos para as redes municipal e estadual são um pouco diferentes, sobretudo no que diz respeito à exigência de comprovante de vacinação contra covid e frequência de alunos que testarem positivo para a doença. 

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que os responsáveis legais pelos estudantes devem apresentar o comprovante de vacinação completa contra Covid-19 do aluno de acordo com a Resolução que estabelece as normas para a volta às aulas na rede estadual.

“A entrega do comprovante deve acontecer durante o 2º bimestre, entre 25 de abril e 3 de julho. Esse período é calculado pelo tempo máximo que um estudante de 5 anos, imunizado com a vacina da Pfizer, pode levar para tomar as duas doses.  O informe da Secretaria diz ainda que alunos que não tomaram a vacina por contraindicação médica deverão apresentar atestado.

Importante ressaltar que a falta de apresentação do comprovante não impossibilita que o estudante frequente a escola ou realize matrícula ou rematrícula, porém a situação deverá ser regularizada em um prazo máximo de 60 dias, pelo responsável, sob a pena de comunicação imediata ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para as providências que couberem.

Já a prefeitura de Cotia informou que não exige comprovante de vacina dos estudantes, uma vez que a vacina contra a covid-19 não é obrigatória e ainda não faz parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde. “Portanto, ao menos neste momento, não está sendo uma exigência na caderneta de vacinação dos alunos. No entanto, a orientação é para que todos os pais e responsáveis pelos menores façam a imunização contra a doença”, informou. 

Nas escolas sob responsabilidade do Estado, no caso de estudantes testarem positivo ou apresentarem sintomas de covid-19, estes serão afastados e os demais alunos que estes tiveram contato serão monitorados.  Nas escolas municipais, a prefeitura informou apenas que se testar positivo para covid, o estudante será afastado “conforme orientação/atestado médico”. 

54% das crianças de 5 a 11 anos receberam primeira dose em Cotia

De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Cotia, até sábado (5/02), quando realizou o Dia C de Vacinação contra a Covid-19, a cidade havia aplicado 14.029 doses da vacina em crianças com idade entre 5 e 11 anos. 

Com isto, a cidade chega a 54% de cobertura deste público com a 1ª dose do imunizante. A vacina acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

No levantamento da mobilização de sábado (5/02), o Dia C, que aconteceu em três UBS’s (Assa, Atalaia e Caucaia do Alto), foram aplicadas 829 doses em crianças de 5 a 11 anos; já entre a população acima de 12 anos (adolescentes e adultos) foram aplicadas 722 doses, entre 1ª, 2ª e dose adicional.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR