22/04/2023
Um furto de fiação elétrica prejudicou o abastecimento de água de 37 bairros de Carapicuíba, na Grande São Paulo, na sexta-feira (21). Segundo a Sabesp, a ocorrência foi na estação elevatória que bombeia a água para o reservatório da região e demandou a realização de uma manutenção emergencial.
Número de furtos de fiação elétrica na capital paulista nos últimos cinco anos — Foto: Reprodução/TV Globo
Dados obtidos pela TV Globo via Lei de Acesso à Informação (LAI) mostram que, nos últimos cinco anos, o número de casos de furtos de cabo mais do que dobrou na Grande São Paulo. Em todo o ano de 2018, foram registrados 4.000 casos, índice que saltou para 9,1 mil em 2022.
Os cabos levados por criminosos são usados nos equipamentos tais como bombas, válvulas, dispositivos elétricos que bombeiam água de uma região mais baixa para uma outra área. A estação elevatória afetada é responsável por levar água para o reservatório Vila Dirce.
Segundo matéria da Veja São Paulo, a Sabesp afirmou que agentes da companhia trabalharam durante toda o dia na manutenção do sistema elétrico da estação elevatória e que a previsão era de que o serviço fosse concluído na noite desta sexta. O fornecimento de água deve ser normalizado ao longo do sábado (22).
Os bairros afetados são: Vila Veloso, Vila Menk, Jardim Leopoldina, Vila Helena, Vila dos Mineiros, Vila Diva, Vila Dirce, Vila Cristina, Terras do Madeira, Roseira Parque, Recanto IMPLA, Recanto das Rosas, Parque Sta. Tereza, Parque Jandaia, Parque Primavera, Parque Florida, Parque Frondoso, Palos Verdes, Novo Horizonte, Jardim Tonato, Jardim S Daniel, Jardim Moinho Velho, Jardim Maria Beatriz, Jardim Guapiuva, Jardim Colonial, Jardim Ana Stela, Granja Viana, Faz Velha, Corinthinha, Cidade Ariston, Chácara Santa Lucia, Chácara Dos Lagos, Chácara do Refúgio, Chácara Vale Rio Cotia, Campy, Aldeia, Águas da Fazendinha.