02/02/2022
Na última terça-feira (1) o prefeito de Cotia Rogério Franco (PSD) , ao discursar na primeira sessão do ano na Câmara Municipal, comemorou o fato de os índices de criminalidade estarem abaixando todos os anos na cidade.
“A cidade é complexa [em segurança], são 325 km quadrados, 9 rotas de fugas, divisa com 11 municípios e mesmo assim têm diminuído os índices de criminalidade todos os anos, apesar das notícias negativas pontuais”, ponderou Rogério. (leia aqui).
Mas, de acordo com dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, não é bem assim.
Nos últimos 5 anos, período que compreende o primeiro mandato de Rogério Franco - com Almir Rodrigues acumulando a vice-prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública - e o início do segundo mandato, com Ângela Maluf como vice-prefeita, é fato que houve uma redução importante nos crimes de homicídio doloso (quando há intensão de matar). A redução foi de 48,28% entre 2017 e 2021. Os crimes de roubos também reduziram 29,19%.
Já os crimes de furtos em geral e os furtos e roubos de veículos aumentaram na cidade nos últimos 5 anos, respectivamente 6,65% e 7,65%.
Os crimes de estupros entre 2017 e 2021 aumentaram 28,36%, acima inclusive da média estadual, cujo aumento foi de 6,07% nos últimos 5 anos.
A secretaria de Segurança Pública ainda não divulgou balanço do primeiro mês deste ano.