31/03/2016
O vírus da gripe H1N1, conhecida como gripe suína, voltou a preocupar o Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o país já registrou 305 casos da doença até 19 de março. Foram 46 mortes até essa data, 10 a mais que no ano passado inteiro.
São Paulo é a área mais atingida pelo vírus, sendo ao todo registrados 260 casos, dos quais 30 acabaram na morte dos infectados. Em Cotia, segundo apurado junto à assessoria de imprensa da Prefeitura, há 12 notificações do vírus, sendo 3 casos confirmados e 7 descartados.
O vírus, normalmente esperado para maio, chegou mais cedo este ano e causou preocupação entre as autoridades, que tiveram que antecipar a campanha de vacinação deste ano e uma produção emergente de vacinas.
A vacina para o vírus deste ano já está começando a ser disponibilizada na rede privada e, a partir de 30 de abril, está prevista a distribuição na rede pública e uma campanha nacional de imunização.
O Ministério da Saúde, no entanto, vai permitir a antecipação da vacinação contra a doença, e os Estados interessados poderão começar a imunizar grupos considerados mais vulneráveis antes da campanha nacional. Em São Paulo, o primeiro lote está previsto para ser liberado nesta sexta-feira, 1º de abril.
Como prevenir
O Colégio Rio Branco divulgou para seus alunos uma forma simples de se prevenir contra a doença, que vale compartilhar:
E fique atento aos sintomas da gripe: