TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Metade dos municípios Do total dos 5.

19/10/2011








Do total dos 5.564 municípios brasileiros, quase metade (44,9%) não possui um serviço essencial para a garantia de higiene e saúde de sua população: coleta de esgoto. Pelo menos não até o ano de 2008. O dado alarmante faz parte do Atlas de Saneamento 2011, estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (19), com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008.

A região Sudeste é a que possui a maior porcentagem de municípios com rede de esgoto: 95%. Mesmo assim, o único Estado totalmente contemplado pelo serviço é São Paulo (com 100% de rede de esgoto), seguido por Espírito Santo (com 97%) e Minas Gerais e Rio de Janeiro (empatados com 92%).

Tratamento

O estudo mostra ainda que o índice de tratamento do esgoto recolhido no país - limpeza dos dejetos antes que a água do esgoto desemboque nos rios e mares - é ainda mais raro. O tratamento do esgoto coletado também acontece mais nos municípios da região Sudeste (48%), seguido de Centro-Oeste (25%), Sul (24%), Nordeste (19%) e Norte (8%).

De acordo com a pesquisadora do IBGE Daniela Santos Barreto, que participou da elaboração do Atlas de Saneamento 2011, a ampliação da cobertura de esgoto ainda é um problema a ser enfrentado pelo Brasil.

Fonte: Portal R7

Promessa da Sabesp em Cotia

Em outubro de 2010, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) assinou a renovação do contrato de prestação de serviço com o município de Cotia.

A principal meta estabelecida entre Sabesp e Prefeitura foi a de universalização dos serviços de saneamento em Cotia até 2018. Até o término do contrato (2039) serão investidos na cidade cerca de R$ 300 milhões.

Leia matéria completa aqui.

Rede de Esgoto na Granja

Durante os últimos dois meses constatamos várias obras na região do Parque São George, descobrimos através do questionamento aos funcionários, se tratar da ligação do tão esperado esgoto da Sabesp, Apesar de oficialmente a população ainda não ter sido informada sobre o assunto, fomos buscar qual o próximo passo para que esta rede venha funcionar.

Seguem as vagas informações que conseguimos através do Site da Sabesp...:

"Qual é o procedimento da Sabesp para aceitar a conexão de imóveis com esgotos não domésticos em sua rede coletora?
Os clientes que tiverem seus imóveis em regiões providas de rede coletora devem interligá-los à rede e atender todos os requisitos constantes do Decreto 8468 de 08/09/76 - artigos 19A e 19B e preencher o Relatório de Auto-Caracterização, fornecido pela Sabesp.

Somente é válido para locais que drenam para uma estação de tratamento. Situações diferentes destas deverão ser avaliadas em conjunto com a Sabesp.



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR