TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Mulheres incríveis que reciclam com Marly e Solange

08/03/2023


Em mais este episódio da série Mulheres Incríveis, elegemos duas que transformam o final da cadeia produtiva e amam o que fazem.


Elas que reciclam resíduos, geram renda para famílias vulneráveis, são lideranças comunitárias e agentes socioambientais à frente das duas cooperativas de reciclagem de Cotia. Metade das cooperadas são mulheres. Saiba mais sobre Solange, Marly e como atuam na regeneração do meio ambiente . 


Solange Fernandes no Luxo do Lixo


Ela nasceu no antigo lixão do Caputera e ali cresceu sonhando com bonecas novas, restaurando as bonecas que encontrava e trabalhando na separação de resíduos desde muito nova. “Meu pai foi um dos primeiros a chegar no Caputera. Logo se formou um bairro no entorno do lixão, onde morávamos. Chegou a ter 500 famílias lá dentro”, explica Solange. Em 2004 a CETESB fechou o lixão que ficava bem próximo à Reserva Florestal do Morro Grande, mas foi em 2010 que ela começou de fato o trabalho com reciclagem.  

Hoje Solange, aos 50 anos, tem 6 filhos e 20 netos, a maioria morando em Cotia e alguns apoiando na Cooperativa Luxo do Lixo que conta com 20 pessoas cooperadas, sendo que 50% são mulheres. 

Conta como está o trabalho?

Solange: Ocupamos o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de Caucaia desde 2014. Também conseguimos fazer a coleta no rodeio que ajuda bastante. No Caputera temos parceria com um espaço onde colocamos material e ainda tem uma área verde com umas coisinhas plantadas. Metade dos cooperados moram no bairro. Lutamos por um bairro mais sustentável, principalmente  sobre o lixo nas matas e na represa. Hoje somos 20 cooperados que ainda coleta material nas lixeiras. Precisamos de mais apoio para coleta seletiva, sempre estamos em negociação  com a prefeitura sobre nossa situação. Espero que outros eventos de Cotia abram as portas para nós, pois todos saem ganhando: os coletores de material reciclável, o município fica limpo e evitamos danos ambientais. 


Qual o seu maior desafio?

Solange: O mais difícil é fazer com que os cooperados acreditem  que vai dar certo o nosso  projeto, que podemos ter um galpão estruturado, que a coleta seletiva é um bom negócio e um trabalho digno, necessário e que gera renda”. E completa: “A escola deveria ser uma incentivadora. Nosso trabalho é  de formiga, e acredito  que um dia nosso município  vai nos apoiar e incentivar a educação ambiental, trazendo à população a importância  do lixo”


O que te faz brilhar os olhos?

Solange: O meu olho brilha quando nós conseguimos  fechar uma carga  de material  que  ia para o aterro  e destinamos para logística reversa. Isso gera renda, empregos  e projetos  para nós, catadores. 


Qual seu maior sonho?

Meu sonho é tirar minha carta de motorista. Estava tirando e a escola fechou. Quero muito dirigir um caminhão  de coleta seletiva.  


Luxo do Lixo


facebook.com/cooperluxodolixo/

Para coletar reciclagem em eventos liga pra Solange : 11 96908-1206

Onde deixar a reciclagem para a Luxo do Lixo

PEV Caucaia do Alto:Av. Luiz Sacramento, ao lado da Regional de Caucaia.


Marly Monteiro Andrade da Copernova


Quando você recicla seus resíduos no Pão de Açucar, Assaí, na portaria do seu condomínio em Cotia, pode assegurar que irá para a Copernova, a única cooperativa de reciclagem que tem infraestrutura para recolher a reciclagem em toda a cidade. A iniciativa nasceu em 1999  a fim de acabar com os problemas de sujeira do bairro Jardim Nova Cotia. Na época Marly Andrade era a presidente de bairro e achou que devia fazer algo para melhoria, pois quando chovia o córrego que passa pelo bairro transbordava trazendo muitas garrafas, latas e entulhos Foi quando ela teve a ideia de começar a RECICLAR. A cooperativa foi brotando e em 2008 surge a Copernova, estabelecida em uma área de 250 m² e também conta com mais um galpão alugado de 1.300 m².


Saiba um pouco mais sobre ela, que economiza em palavras e investe em geração de prosperidade sustentável para famílias de baixa renda contribuindo para o meio ambiente.


Conta pra gente seu nome, se tem filhos, sua idade se quiser.


Marly: Sou Marly Monteiro Andrade, nasci em Iaçu (BA). Tenho 61 anos, 4 filhos, 7 netos e uma bisnetinha. 


Qual seu maior desafio?


Marly: Promover cada vez mais uma qualidade de vida melhor para os nossos cooperados.


Você tem alguma dica para dar às pessoas que nos leem?


Marly: Minha dica é para que a população procure ter mais consciência no hábito de reciclar, assim diminui a vida útil dos aterros e o meio ambiente agradece.


O que te faz brilhar os olhos?

Marly: Cada conquista da cooperativa. Temos uma profissão que ajuda o mundo a melhorar e ganhamos dinheiro com isso!


Um sonho seu? Pode ser o que quiser. Profissional, pessoal, coletivo...

Meu sonho é coletivo e coletivo é muito gratificante. É uma engrenagem só. Sonho em termos o nosso próprio galpão e não precisar mais pagar aluguel.


Copernova:


hcoopernovacotiarecicla.com

Sede

Rua Nova Pátria, 120 / Jd Nova Cotia 

Unidade 2

Estrada Manoel Lages do Chã0, 590

tel: (11) 4243-1810

PEV´s

Supermercado Pedroso

Avenida Professor Manoel José Pedroso, 340

Pão de Açucar GV

Raposo Tavares, km 23,5

ASSAÍ Cotia

Estrada do Embu, 162


O Site da Granja reportou a Copernova em algumas ocasiões. Confira:

granjaviana.com.br/reciclagem-sustentabilidade-e-renda

https://granjaviana.com.br/noticia/coopernova-cotia-recicla




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR