08/03/2023
Elas que reciclam resíduos, geram renda para famílias vulneráveis, são lideranças comunitárias e agentes socioambientais à frente das duas cooperativas de reciclagem de Cotia. Metade das cooperadas são mulheres. Saiba mais sobre Solange, Marly e como atuam na regeneração do meio ambiente .
Ela nasceu no antigo lixão do Caputera e ali cresceu sonhando com bonecas novas, restaurando as bonecas que encontrava e trabalhando na separação de resíduos desde muito nova. “Meu pai foi um dos primeiros a chegar no Caputera. Logo se formou um bairro no entorno do lixão, onde morávamos. Chegou a ter 500 famílias lá dentro”, explica Solange. Em 2004 a CETESB fechou o lixão que ficava bem próximo à Reserva Florestal do Morro Grande, mas foi em 2010 que ela começou de fato o trabalho com reciclagem.
Hoje Solange, aos 50 anos, tem 6 filhos e 20 netos, a maioria morando em Cotia e alguns apoiando na Cooperativa Luxo do Lixo que conta com 20 pessoas cooperadas, sendo que 50% são mulheres.
Conta como está o trabalho?
Solange: Ocupamos o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de Caucaia desde 2014. Também conseguimos fazer a coleta no rodeio que ajuda bastante. No Caputera temos parceria com um espaço onde colocamos material e ainda tem uma área verde com umas coisinhas plantadas. Metade dos cooperados moram no bairro. Lutamos por um bairro mais sustentável, principalmente sobre o lixo nas matas e na represa. Hoje somos 20 cooperados que ainda coleta material nas lixeiras. Precisamos de mais apoio para coleta seletiva, sempre estamos em negociação com a prefeitura sobre nossa situação. Espero que outros eventos de Cotia abram as portas para nós, pois todos saem ganhando: os coletores de material reciclável, o município fica limpo e evitamos danos ambientais.
Qual o seu maior desafio?
Solange: O mais difícil é fazer com que os cooperados acreditem que vai dar certo o nosso projeto, que podemos ter um galpão estruturado, que a coleta seletiva é um bom negócio e um trabalho digno, necessário e que gera renda”. E completa: “A escola deveria ser uma incentivadora. Nosso trabalho é de formiga, e acredito que um dia nosso município vai nos apoiar e incentivar a educação ambiental, trazendo à população a importância do lixo”
O que te faz brilhar os olhos?
Solange: O meu olho brilha quando nós conseguimos fechar uma carga de material que ia para o aterro e destinamos para logística reversa. Isso gera renda, empregos e projetos para nós, catadores.
Qual seu maior sonho?
Meu sonho é tirar minha carta de motorista. Estava tirando e a escola fechou. Quero muito dirigir um caminhão de coleta seletiva.
Luxo do Lixo
facebook.com/cooperluxodolixo/
Para coletar reciclagem em eventos liga pra Solange : 11 96908-1206
Onde deixar a reciclagem para a Luxo do Lixo
PEV Caucaia do Alto:Av. Luiz Sacramento, ao lado da Regional de Caucaia.
Quando você recicla seus resíduos no Pão de Açucar, Assaí, na portaria do seu condomínio em Cotia, pode assegurar que irá para a Copernova, a única cooperativa de reciclagem que tem infraestrutura para recolher a reciclagem em toda a cidade. A iniciativa nasceu em 1999 a fim de acabar com os problemas de sujeira do bairro Jardim Nova Cotia. Na época Marly Andrade era a presidente de bairro e achou que devia fazer algo para melhoria, pois quando chovia o córrego que passa pelo bairro transbordava trazendo muitas garrafas, latas e entulhos Foi quando ela teve a ideia de começar a RECICLAR. A cooperativa foi brotando e em 2008 surge a Copernova, estabelecida em uma área de 250 m² e também conta com mais um galpão alugado de 1.300 m².
Saiba um pouco mais sobre ela, que economiza em palavras e investe em geração de prosperidade sustentável para famílias de baixa renda contribuindo para o meio ambiente.
Conta pra gente seu nome, se tem filhos, sua idade se quiser.
Marly: Sou Marly Monteiro Andrade, nasci em Iaçu (BA). Tenho 61 anos, 4 filhos, 7 netos e uma bisnetinha.
Qual seu maior desafio?
Marly: Promover cada vez mais uma qualidade de vida melhor para os nossos cooperados.
Você tem alguma dica para dar às pessoas que nos leem?
Marly: Minha dica é para que a população procure ter mais consciência no hábito de reciclar, assim diminui a vida útil dos aterros e o meio ambiente agradece.
O que te faz brilhar os olhos?
Marly: Cada conquista da cooperativa. Temos uma profissão que ajuda o mundo a melhorar e ganhamos dinheiro com isso!
Um sonho seu? Pode ser o que quiser. Profissional, pessoal, coletivo...
Meu sonho é coletivo e coletivo é muito gratificante. É uma engrenagem só. Sonho em termos o nosso próprio galpão e não precisar mais pagar aluguel.
Copernova:
Sede
Rua Nova Pátria, 120 / Jd Nova Cotia
Unidade 2
Estrada Manoel Lages do Chã0, 590
tel: (11) 4243-1810
PEV´s
Supermercado Pedroso
Avenida Professor Manoel José Pedroso, 340
Pão de Açucar GV
Raposo Tavares, km 23,5
ASSAÍ Cotia
Estrada do Embu, 162
O Site da Granja reportou a Copernova em algumas ocasiões. Confira:
granjaviana.com.br/reciclagem-sustentabilidade-e-renda
https://granjaviana.com.br/noticia/coopernova-cotia-recicla