TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

“Nenhum município vai crescer sem verticalizar”, diz prefeito de Cotia

02/09/2021


O prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD) disse durante coletiva de imprensa na segunda-feira, 30 de agosto, que é a favor da verticalização de Cotia e que pretende colocar o assunto em discussão na cidade. O prefeito já havia se manifestado favorável à construção de prédios durante sua primeira campanha eleitoral, em 2016. O Plano Diretor da cidade permite apenas 4 andares. 

Mas fez questão de dizer que defende uma verticalização moderada, em locais estratégicos pois não se pode verticalizar tudo e acabar com a cidade. 

“Nenhum município vai crescer sem verticalizar, a conta está errada. As pessoas estão pensando como 30 anos atrás, temos que pensar com 30 anos à frente”, argumentou. 

Para justificar seu posicionamento, Rogério Franco argumenta que “quanto mais a cidade crescer, menos espaço terá para utilizar e que construir um condomínio horizontal ocupa mais espaço e desmata mais que um vertical". 

Sem citar nomes, o prefeito criticou as pessoas que defendem a não verticalização e querem morar em áreas verdes na Granja, mas estudam e trabalham em grandes aglomerados verticais. E vai além: “Se Cotia não tem hoje um hospital particular é por não poder verticalizar”. E disse que dias atrás recebeu o diretor da Rede D´Or que manifesta interesse em ter uma unidade na cidade, mas com gabarito de 4 andares isso se torna impossível. O discurso é parecido para os casos de hotéis. 

Fim dos lotes de 125 metros

O Plano Diretor de Cotia criado pela Lei Complementar 72/2007 já passou por algumas revisões. Foi colocado em discussão nas comunidades entre 2014 e 2015 e desde 2016 está na Câmara Municipal aguardando nova revisão. 

Rogério Franco disse que irá abrir um processo licitatório e contratar uma empresa especializada para a revisão. Mas antecipou que “vai acabar em Cotia esse negócio de lotes de 125 metros”, disse enfatizando não ser contra os lotes menores e ponderou: “Sei que as pessoas precisam, mas já tem muita demanda aqui. Precisamos melhorar o tamanho dos espaços”, completou. 

“Vamos preparar o Plano Diretor para que nossa cidade cresça e a gente consiga morar em uma cidade melhor. Não tenho nada contra ninguém...  mas aí vai dizer ‘não tem condições de ter um lote de 250 metros, só de 125’, “meu filho, paciência, não vai dar para morar em Cotia. Vamos ter que começar a fazer uma seleção, não porque a gente é contra ou favor de a, b ou c...”

O prefeito também falou sobre a falta de apartamentos de alto padrão na cidade: “Quantos amigos que tenho que moram em São Paulo e querem vir pra Cotia por conta das características da cidade, mas não tem apartamento de alto padrão aqui. E quando você procura um empreiteiro de alto padrão, ele chega aqui e não consegue fazer, por causa do gabarito de 4 andares.”

Para Franco, a cidade está deixando de se projetar para o futuro. “Os grandes centros financeiros, as grandes cidades precisam de verticalização, de uma verticalização ordenada para crescer. Temos que avançar, Cotia tem que ser do tamanho que ela é, uma cidade grande”, finalizou e encerrou a entrevista coletiva. 

(Sonia Marques)


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR