TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

O abandono dos pitbulls São comuns as notícias sobre os ataques de pitbulls às pessoas e a outros cães.

20/11/2008








São comuns as notícias sobre os ataques de pitbulls às pessoas e a outros cães. Em geral, o assunto vem sendo tratado na mídia com sensacionalismo. Um desserviço às pessoas, aos animais, à vida. Esta postura tem causado uma reação histérica da população e provocado sofrimento e violência muito maiores do que aqueles que a imprensa vem denunciar. Os abandonos de cães desta raça, e mesmo de outras consideradas "perigosas", estão acontecendo às centenas, agravando a situação dos animais e da população, que fica mais exposta aos cães treinados para serem agressivos.

Estes cães abandonados, muitos deles dóceis, são vítimas da insensatez e vêm sendo abandonados nas ruas e até trucidados pela população que, apavorada, chega a atear fogo em animais vivos ou os abate a pauladas e pedradas, entre outras barbaridades, em verdadeiros linchamentos. Obviamente, não há qualquer insensibilidade em relação às vítimas humanas dos ataques, algumas fatais. Porém, estabelecer que os cães são os culpados é bem cômodo e desvia o foco dos verdadeiros responsáveis, colaborando assim para perpetuar a situação.

Geralmente, as agressões caninas estão ligadas à falta de convivência dos animais com as pessoas e a maus tratos, como cães mantidos acorrentados, sem alimento ou espaço físico suficiente, além de espancamentos. O pitbull é tão amoroso com seu dono como qualquer cão. É um cão dócil e companheiro. O problema é o dono irresponsável. Deve haver, por parte das autoridades medidas preventivas de educacional e de punição ao comércio indiscriminado da raça. A maioria das pessoas não sabe, mas pitbulls vêm sendo utilizados até mesmo em Terapia Assistida por Animais, o que comprova sua natureza dócil.
Os relatos sobre a docilidade destes animais são inúmeros, porém não dão notícia. Profissionais especializados em comportamento animal sempre informam que a agressividade pode se manifestar em cães independentemente da raça. Na maioria das vezes, é estimulada pelo homem; pitbulls, rotweilers, dobermanns e filas brasileiros servem de bode expiatório para a impunidade e incompetência do poder público em lidar com a crescente relação homem/ animal em nossa sociedade.

Foto: Pit, uma das vítimas do abandono. Está à procura de uma família que lhe dê carinho. É brincalhão, dócil e saudável.


Contato pelo email angela@granjaviana.com.br

Angela Miranda, jornalista, Geógrafa e moradora da Granja Viana há mais de 20 anos.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR