TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

O que fazer Por Ana BartmannAntes de qualquer coisa, acho que ficou faltando esclarecer afinal, quem são os miúdos.

03/07/2009








Por Ana Bartmann

Antes de qualquer coisa, acho que ficou faltando esclarecer afinal, quem são os miúdos. Miúdos são as crianças que têm entre dois e seis anos. A maioria das dicas que eu estou dando serve para aquelas crianças que já estão mais "tranqüilas" para sair, mas é claro que isso depende do bom senso de cada família. Feito o esclarecimento, vamos seguindo com as dicas.

Eu sei que passear com os miúdos é legal, a gente tira o mofo, areja. Mas, tem dias em que a gente não pode, ou simplesmente não está com vontade de sair de casa. Assim sendo, seguem algumas dicas de coisas para fazer sem por o pé pra fora da toca.

Em dias de frio, eu gosto especialmente de desenvolver atividades como massinha, colagem, desenho, culinária, pintura de ovos, de rosto, maquiagem em boneca ou em mim mesma, isso, eu me deixo ser maquiada, eu me presto a isso.

Para atividades de colagem eu costumo utilizar materiais que eu guardo como rolos de papel higiênico, conchas, caixas de pasta de dente, sapato, sementes de pistache, de melão, folhas e flores que cato com as crianças por aí, peças de colares que arrebentaram e assim por diante. Eu disponho os materiais à nossa frente e deixo a criatividade tomar conta...A produção sempre é uma diversão!

Outra atividade que eu curto muito de fazer são os Biscoitos Mantecal (Veja receita no final da matéria). Eu normalmente acrescento à base da receita, dependendo da vontade minha e das crianças, canela, passas, castanhas, chocolate... A massa tem uma consistência parecida com aquela das massinhas de modelar assim dá para fazer, utilizando forminhas de massinha mesmo, corações, bichinhos etc. As crianças adoram!

Quando uso ovos na cozinha faço um furo de forma a preservar a casquinha, que em seguida é lavada e deixada para secar. Com o dedo indicador servindo de base de apoio para o ovo pintamos as casquinhas fazendo os mais diversos desenhos com os mais variados tipos de tinta. Depois de prontas, as casquinhas são embaladas e guardadas para não pegarem pó. Na época de Páscoa eu preparo amendoim acholocatado, coloco dentro e distribuo para amigos e familiares. É o resgate de uma tradição familiar que eu estou passando para a nova geração, valor que eu considero muito importante.

Em dias de sol acho importante que as crianças curtam o quintal com brincadeiras como bola, peteca, pega-pega e cultivem a horta.

Para fazer uma horta não é necessário muito espaço. Até em vasos é possível trabalhar (ver dicas da Regina Bittencourtem), principalmente com ervas como hortelã, alecrim e manjericão . As alfaces (tem diversos tipos como crespa, lisa, roxa, americana) logo crescem, o que é ótimo para as crianças, que têm pressa de tudo! Mudas de alfaces, das mais diversas ervas entre outros, podem ser conseguidas em diversos lugares, mas eu vou sempre a Agro Plus, perto do mercado Municipal de Cotia, outro lugar legal para levar as crianças para comer um pastel.... sim, o Mercado Municipal de Cotia. Essa é outra dica... Mas vamos deixar essa para a próxima semana.

Biscoito Mantecal

Atenção
Quando for usar fogão/forno e/ou mexer com panela/vasilha quente, solicite a ajuda de um adulto responsável.

Ingredientes
250 gramas de gordura vegetal hidrogenada em temperatura ambiente
250 gramas de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo

Modo de Fazer
Juntar os ingredientes e amassar até dar ponto para fazer bolinhas.
Fazer um furinho na bolinha e colocar um pedacinho de goiabada ou geléia.
Colocar em forma sem untar e assar no forno baixinho até ficar firme.
Deixar espaço entre as bolinhas para poderem crescer

Fotos: Ligia Vargas


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR