23/02/2012
Na semana passada, os moradores do Caputera foram orientados sobre prevenção e dependência de drogas. Foram três dias de palestra realizados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através da Unidade Avançada do Caputera.
Os encontros sócio-educativos acontecem mensalmente em todos os CRAS de Cotia. Cada mês é abordado um tema diferente. "Os assuntos trazidos para as palestras são escolhidos pelos moradores. No final do ano, foi realizado uma pesquisa para saber quais temas iríamos abordar para ir de encontro com as necessidades dos cidadãos", explicou a Coordenadora da Unidade Avançada do Caputera, Mara Pedroso.
O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Coordenador Geral do CAPS álcool e drogas (CAPS-AD), Rogério Amaral, palestrou para mais de 200 pessoas dos programas sociais Bolsa Família e Renda Cidadã que compareceram no encontro. "As drogas atingem todos os segmentos sociais. Não escolhe cor. Não escolhe raça. Não escolhe classe social, nome ou sobrenome. Ela simplesmente arrasta o indivíduo para um caminho de ilusão e destruição moral e física difícil de retornar. Por isso, a família é tão importante na tarefa de educar as crianças e adolescentes, com atitudes e comportamentos que servirão de exemplo".
Rogério ainda orientou os moradores do Caputera sobre a saúde pública no município disponível para atender os usuários de álcool e droga e as famílias. "A cidade conta com Unidades Básicas de Saúde, Pronto-Atendimento, Unidades de Saúde da Família com psiquiatras e psicólogos. Também o CAPS de álcool e droga e o Conselho Municipal Antidrogas".
Todos receberam uma cartilha informativa com orientações de ajuda e esclarecimento das dúvidas mais freqüentes.
Neste ano, as reuniões do Conselho da Mulher serão itinerantes, por esse motivo a secretária da Mulher, Ângela Maluf juntamente com os membros do Conselho foram até o Caputera para ouvir as necessidades das mulheres. "Nós precisamos ir até as comunidades para presenciar e conhecer o que as mulheres de Cotia realmente necessitam".
Ângela apresentou os membros do Conselho e parabenizou a Coordenadora e psicóloga, Mara Pedroso.
A advogada Lara Bannwart, representante a OAB (Ordem dos advogados do Brasil), que também faz parte do Conselho da Mulher, se colocou à disposição para auxiliar as mulheres. "Nós temos uma legislação a nosso favor".
A secretária Ângela ainda levou uma novidade para as mulheres: Carla, Presidente da agência de empregos "Academia de Serviços: Treinando para servir", que ofereceu um curso gratuito para as interessadas. "O mercado precisa de domésticas capacitadas e de confiança. Estou aqui hoje para disponibilizar a vocês um curso inteiramente gratuito de Gestão em Serviços domésticos. Vocês podem me procurar e ligar na agência para realizar a inscrição. Vocês vão aprender sobre rotina doméstica, cuidado com as roupas, diferença de limpeza e organização, ética e etiqueta e muito mais".
Carla se prontificou a realizar o curso no bairro do Caputera para que as mulheres não se precisem se locomover. "Dependendo do interesse de vocês posso vim aqui dar o curso no dia e horário que combinarmos com direito a certificado".
Os interessados em fazer o curso pode entrar em contato através do telefone (11) 4612-5047, a agência fica localizada na Rua Kátia, 205, Granja Viana.
As palestras contaram com o apoio da Guarda Municipal de Cotia, representados pelos GCM"S Marcel e Silva.