TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Participação, unanimidade e adiamento do Plano Diretor na Sessão dos vereadores

08/05/2024


Com bom público presente, Câmara adia decisão do Plano Diretor e se manifesta contrária ao pedagiamento da Raposo Tavares

A 14ª Sessão começou com citação da Bíblia e a execução dos Hinos nacional e de Cotia. Por volta das 10:20h, o vereador Castor Andrade solicita de cara a verificação de presença dos vereadores presentes no plenário. Feita a verificação, constata-se que estavam presentes oito vereadores (quórum mínimo para o início dos trabalhos), diferente dos 12 anteriormente assinalados no painel eletrônico da casa.

A presença de público é bem acima da média e a primeira atividade é a leitura das atas e decisões da sessão anterior, pouco escutada por todos os presentes.

Às 10:55h o painel indicava 13 vereadores presentes, que conversavam paralelamente em grupos, dando pouca atenção ao que acontece na mesa, quando Castor vai à tribuna para discursar contra a forma que o plano diretor está sendo conduzido. 

Ele argumenta que a falta de estudos e da participação popular, além do descaso com a questão ambiental, podem levar a um aumento de gravidade das tragédias climáticas, citando a situação de Rio Grande do Sul (RS). Ele solicita aos vereadores da casa que não aprovem as leis complementares 08 e 09/2024, responsáveis pelas alterações do plano diretor e da lei de zoneamento, respectivamente.  Ao término, é amplamente aplaudido pela plateia, agora bem mais numerosa.

O vereador Marcinho Prates, presidindo a Sessão, rebate lembrando da realização das audiências públicas promovidas pela prefeitura. Nesta hora, muitos protestos nas galerias acabam não permitindo uma continuidade na réplica de Prates.

Nova Raposo Não

Nessa Sessão, é também aprovada a criação da frente parlamentar contra os pedágios na Raposo Tavares, também de autoria de Castor Andrade.

O vereador Sergio Folha discursa relembrando todo o esforço do município em apoiar o plano anterior do DER,  ao seu ver muito mais cuidadoso, pois criava formas de Cotia não depender da Raposo Tavares para exercer sua própria mobilidade pela quantidade de viadutos prevista e que desaprovava o projeto Nova Raposo, especialmente pelo pedagiamento proposto.

Neste caso, Prates declara que a Câmara toda, por unanimidade, é contra o pedágio.

Finalmente, quando as leis complementares 08 e 09 do Plano Diretor e do Zoneamento vão à votação, o vereador Peka Santos pede vista e a votação é mais uma vez adiada.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR