22/06/2023
A deputada Marina Helou enviou nesta quarta-feira (21/06) à tarde indicação ao Governador Tarcísio de Freitas para que ele delibere em prol da transformação da Reserva Florestal Morro Grande, em Cotia, em um Parque Estadual.
O Site da Granja conversou com Thiago Donnini, advogado, professor de direito, membro do Movimento Salve o Morro Grande e um dos autores do abaixo assinado que conquistou mais de 4 mil assinaturas e impulsionou a indicação (mais detalhes AQUI).
“Essa indicação da deputada vem num contexto de um esforço mais amplo de um coletivo, o Movimento Salve o Morro Grande, que reúne pesquisadores, ativistas, moradores da região, interessados no tema e preocupados com a pressão que vem se intensificando.
A lei que criou a Reserva em 1979 implicava em uma série de obrigações que nunca foram feitas. Depois veio a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), de 2000 e estabeleceu um prazo de dois anos, a contar da sua edição, para que as unidades de conservação que não estivessem enquadradas fossem devidamente categorizadas e isso nunca aconteceu em relação à Reserva do Morro Grande. Então há um esforço contínuo nesses últimos anos para que elas sejam efetivadas.
Então o que a Sociedade civil tem pleiteado é a devida categorização da Reserva, que é a de Parque Estadual. O abaixo-assinado foi encaminhado ao Ministério Público, pois o governo não levou à frente o que deveria ter feito: Transformar a Reserva em Parque. O documento também chegou ao Tribunal de Contas do Estado, porque a gestão da Reserva revela muitas deficiências.
Esperamos que o novo governo tenha um olhar cuidadoso para a Reserva e tome as medidas necessárias, porque elas são plausíveis e factíveis no sentido de constituir ali um Parque estadual.”, finaliza Thiago Donnini.
Autora da indicação, Marina Helou está em seu segundo mandato pela Rede Sustentabilidade. Uma de suas pautas prioritárias é o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Marina é paulistana, formou-se em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e tem especialização em negócios e sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University. Fez parte da “Bancada Ativista” e do Movimento “Acredito” e co-fundou a organização “Vote Nelas", em prol da participação de mais mulheres na política. É membro da RAPS e do Renova BR.