09/01/2023
Época de chuvas, o mato cresce nos quintais, as árvores parecem inflar do dia pra noite e o trabalho para deixar o jardim em ordem multiplica. Para isso, o proprietário precisa manter a grama cortada, as árvores podadas e as plantas adubadas para deixar o espaço sempre bonito e bem cuidado. Mas, depois das podas, você sabe a forma correta de descartar o chamado lixo verde? As podas se fazem necessárias, porém tratadas como resíduo comum promovem a degradação dos resíduos orgânicos nos aterros e lixões aumentando problemas socioambientais e de saúde pública.
Uma coisa é certa: esse material não deve ser misturado ao lixo orgânico nem ao reciclável. Muito menos ser descartado na rua, em área pública, colocando a saúde de todos em risco e atraindo roedores e outros bichos para as áreas residenciais. Se faz necessário uma implementação de políticas e ações para redução, reciclagem e valorização dos resíduos orgânicos, começando em nossas próprias casas.
O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) desenvolve projeto que conta com o conhecimento acumulado sobre madeira, florestas urbanas e tratamento de resíduos sólidos e a FAUUSP desenvolve projeto onde aplica sua experiência em ensino, pesquisa e difusão técnica. Ambas as instituições buscam alternativas de uso para os resíduos da poda de árvores urbanas com maior agregação de valor e geração de serviços ambientais, como você pode conferir neste material inspirador com exemplos e links que demonstram com inteligência e muito design os benefícios para o meio ambiente, para a população vulnerável, para as artes, para a saúde e também para quem aproveita os resíduos trazendo ativos para seus jardins.

Os resíduos devem ser colocados em camadas utilizando cascas de frutas, legumes e ovos. Evite restos de comida que contenham sal e gordura animal. Bicho chama bicho. Para secar o resíduo evitando odores, altere com camadas de galhos, folhas secas, palha, serragem, terra preta, esterco curtido ou tudo isso junto. A medida é 60% de material seco para 40%de resíduos molhados. Para acelerar a decomposição e evitar o aparecimento de moscas, recomenda-se cobrir tudo com uma lona e remexer uma vez por semana. Pronto. Você terá em casa terra de ótima qualidade!
No mercado também estão disponíveis michocários domésticos como estes da Morada da Floresta, que fica no Jardim Bonfiglioli. Eles têm pronta entrega e o manejo é super fácil, porém não comportam muito material e são mais apropriados para o lixo orgânico da casa.
Para acelerar o processo de compostagem de podas tem também uma série de opções para os trituradores de poda que você encontra na internet ou em grandes lojas de materiais de construção e jardinagem. O uso deste tipo de equipamento proporciona benefícios tanto em termos econômicos, dispensando o uso de mão de obra especializada, como em caráter sustentável, pois ao realizar a trituração dos resíduos, forma-se um material que pode ser utilizado para a fabricação de compostos orgânicos, de alta qualidade. Uma excelente ferramenta para condomínios e bolsões.
Veja AQUI um vídeo simples e completo de como fazer uma área de compostagem em sua casa.
© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR