TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Poda não é lixo

09/01/2023



Época de chuvas, o mato cresce nos quintais, as árvores parecem inflar do dia pra noite e o trabalho para deixar o jardim em ordem multiplica. Para isso, o proprietário precisa manter a grama cortada, as árvores podadas e as plantas adubadas para deixar o espaço sempre bonito e bem cuidado. Mas, depois das podas, você sabe a forma correta de descartar o chamado lixo verde? As podas se fazem necessárias, porém tratadas como resíduo comum promovem a degradação dos resíduos orgânicos nos aterros e lixões aumentando problemas socioambientais e de saúde pública. 


Uma coisa é certa: esse material não deve ser misturado ao lixo orgânico nem ao reciclável. Muito menos ser descartado na rua, em área pública, colocando a saúde de todos em risco e atraindo roedores e outros bichos para as áreas residenciais. Se faz necessário uma implementação de políticas e ações para redução, reciclagem e valorização dos resíduos orgânicos, começando em nossas próprias casas. 


O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) desenvolve projeto que conta com o conhecimento acumulado sobre madeira, florestas urbanas e tratamento de resíduos sólidos e a FAUUSP desenvolve projeto onde aplica sua experiência em ensino, pesquisa e difusão técnica. Ambas as instituições buscam alternativas de uso para os resíduos da poda de árvores urbanas com maior agregação de valor e geração de serviços ambientais, como você pode conferir neste material inspirador com exemplos e links que demonstram com inteligência e muito design os benefícios para o meio ambiente, para a população vulnerável, para as artes, para a saúde e também para quem aproveita os resíduos trazendo ativos para seus jardins. 

Compostagem em casa:



Se você tem espaço com chão de terra no quintal, separe um canteiro para fazer a compostagem, no mínimo, um metro cúbico, para fazer as pilhas ou leiras a céu aberto. Se não tem, pode improvisar usando dois recipientes grandes, lembrando de fazer alguns furos laterais e embaixo para a saída de ar.


Os resíduos devem ser colocados em camadas utilizando cascas de frutas, legumes e ovos. Evite restos de comida que contenham sal e gordura animal. Bicho chama bicho. Para secar o resíduo evitando odores, altere com camadas de galhos, folhas secas, palha, serragem, terra preta, esterco curtido ou tudo isso junto. A medida é 60% de material seco para 40%de resíduos molhados. Para acelerar a decomposição e evitar o aparecimento de moscas, recomenda-se cobrir tudo com uma lona e remexer uma vez por semana. Pronto. Você terá em casa terra de ótima qualidade!



No mercado também estão disponíveis michocários domésticos como estes da Morada da Floresta, que fica no Jardim Bonfiglioli. Eles têm pronta entrega e o manejo é super fácil, porém não comportam muito material e são mais apropriados para o lixo orgânico da casa.


Para acelerar o processo de compostagem de podas tem também uma série de opções para os trituradores de poda que você encontra na internet ou em grandes lojas de materiais de construção e jardinagem. O uso deste tipo de equipamento proporciona benefícios tanto em termos econômicos, dispensando o uso de mão de obra especializada, como em caráter sustentável, pois ao realizar a trituração dos resíduos, forma-se um material que pode ser utilizado para a fabricação de compostos orgânicos, de alta qualidade. Uma excelente ferramenta para condomínios e bolsões.


O que NÃO fazer com a poda


  • Deixar os dejetos soltos, fora de sacos de lixo em frente da sua casa. O lixeiro não recolhe e a Prefeitura não tem serviço regular para catar esses entulhos;


  • Jogar o lixo verde em canteiros, esquinas ou nas praças. Novamente: a Prefeitura não faz a coleta periódica desse tipo de material;


  • Ensacar o material em grande quantidade e colocar tudo na frente da casa. Isso prejudica a capacidade dos caminhões de lixo, que recolhem até dois sacos.


O que fazer, então?


  • Se a quantidade de lixo for pequena, coloque em sacos (até dois) e deixe na frente de sua casa no dia em que a coleta for passar.


  • Se a quantidade for grande, alugue uma caçamba ou contrate um serviço de coleta domiciliar de resíduos. Há várias empresas que prestam esse serviço. Em uma caçamba cabe, em média, o equivalente a 70 a 90 sacos. Os serviços de coleta têm capacidade maior.


  • Outra opção é levar os resíduos para o Ecoponto da Cidade Universitária, localizado na praça Arcipreste Anselmo de Oliveira. Ele foi criado justamente para receber esse tipo de detrito. Funciona de segunda a sábado das 6h às 22h e, aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Recolhe o equivalente a 18 sacos. 


Em Cotia ainda não existe nenhuma política pública que reaproveite as podas e produza composto. 


Veja AQUI um vídeo simples e completo de como fazer uma área de compostagem em sua casa.




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X





































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR