15/04/2015
A prefeitura de Cotia iniciou um estudo para a viabilização da mudança de local da Praça Japonesa. A ideia é que seja transferida para o terreno ao lado do Viveiro Municipal Parque Curupira, no Jardim Nomura.
A Praça Japonesa, em sua atual localização, está ao lado da Raposo Tavares e seu espaço foi prejudicado após a duplicação da rodovia. A intenção é que seja remodelado e readequado, mantendo-se suas características culturais mais relevantes. A mudança é fundamental para que a memória da colônia japonesa presente em Cotia seja preservada, além de oferecer ao público uma área mais ampla e com maior infraestrutura para receber visitantes.
A arquiteta da Secretaria de Habitação Luciane Alegre, explica: “Estamos fazendo no local um levantamento patrimonial das espécies vegetais, dos monumentos e dos objetos, para definir o que deverá ficar e o que será transferido para o novo espaço”.
A Secretária de Meio Ambiente, Patrícia Machado, também reforçou a importância de manter a identidade e de remontar a praça em um lugar que favoreça a visitação. “Buscamos um espaço viável, com lugar para estacionar, onde a população possa usufruir, aproveitar com a família e permanecer em meio à natureza. Esta é uma iniciativa que somará muito à nossa bagagem cultural”, finaliza.
Um dos cartões postais da cidade, a Praça Japonesa foi inaugurada em 1988, simbolizando o laço de amizade entre as cidades-irmãs Cotia e Ino-cho, no Japão, de onde vieram muitos imigrantes japoneses no começo do século XX.