20/05/2025
Na última semana, o prefeito de Cotia, Welington Formiga, esteve no Hospital Regional de Cotia ao lado do governador em exercício, Felicio Ramuth, para tratar de importantes demandas da área da saúde. Durante a visita, Formiga reforçou a urgência da instalação de um centro de oncologia e de um serviço de hemodiálise no município. O governador demonstrou sensibilidade ao pleito e se comprometeu a encaminhar a solicitação ao Governo do Estado.
Também participaram da reunião o prefeito de Vargem Grande Paulista, Piter Santos, o secretário de Saúde de Cotia, Willian Harada, vereadores e outros secretários municipais.
Em resposta imediata, Felicio Ramuth anunciou que a Secretaria de Estado da Saúde iniciará um estudo de viabilidade para a implantação do centro oncológico em Cotia, possivelmente nas dependências do próprio Hospital Regional. A proposta visa beneficiar centenas de pacientes do município e da região que, atualmente, precisam se deslocar a outras cidades, como São Paulo, para realizar tratamento contra o câncer.
“Este hospital atende Cotia e municípios vizinhos. Já conseguimos avanços com a ampliação da UTI, mas seguimos na luta pelo centro oncológico — uma demanda de mais de 25 anos. Agradeço a presença e a atenção do governador e de sua equipe. Temos esperança de ver esses serviços implantados em breve”, afirmou o prefeito Formiga.
Sobre o serviço de hemodiálise, também discutido durante o encontro, a expectativa é de que ele comece a operar ainda este ano, o que representará mais um avanço para a saúde local.
Felicio Ramuth encerrou a visita assumindo o compromisso de levar as demandas ao governador Tarcísio de Freitas. “Parabenizo o prefeito Formiga por sua iniciativa em buscar melhorias. Vamos realizar os estudos necessários para ampliar o atendimento e oferecer mais conforto à população de Cotia e região. Saio daqui com a missão de ajudar a viabilizar esse projeto e espero retornar em breve para darmos início à sua concretização”, declarou.
Foto: Reprodução Prefeitura de Cotia