09/01/2023
A Prefeitura realizou uma atualização das áreas construídas através de levantamento de imagens aéreas e frontais de todos os imóveis de Cotia. Com base nesses dados, calculou o IPTU 2023. Assim, em dezembro de 2022, os proprietários de imóveis que tiveram as devidas atualizações começaram a receber as notificações.
Caso o contribuinte não concorde ou tenha dúvidas sobre a atualização realizada, basta acessar o serviço online para se informar sobre os procedimentos para a abertura do processo de revisão.
Este canal online permite a abertura do processo eletrônico de Revisão de Área de IPTU. Os proprietários contribuintes podem assim apresentar contestação à notificação enviada, juntar os documentos solicitados via processo eletrônico ou ainda, agendar atendimento presencial no Centro Integrado Tributário (CIT), até o dia 31/01/2023.
Para o atendimento online, basta acessar o site da prefeitura, entrar em 'Portal de Serviços', ir até 'Taxas e Tributos' e abrir o link 'Revisão de Área de IPTU (serviço eletrônico)'. Na página inicial do site também tem uma barra fixa que direciona diretamente para o link do serviço.
Quem desejar atendimento presencial, precisará agendar. Acesse o link , informe o usuário e senha informados na notificação e reserve um horário disponível.
A contestação pode ser feita a partir do recebimento do Informativo até 31 de janeiro de 2023. Após esta data ainda será possível solicitar a revisão, porém sem o desconto no pagamento à vista.
Se você quiser contestar, vale já ir juntando com antecedência os documentos solicitados: o Informativo sobre a revisão do IPTU, RG, CPF, Planta do Projeto Aprovado ou Habite-se (se houver), Matrícula atualizada emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, ou escritura ou documento de compra e venda com firma reconhecida em Cartório, e procuração do proprietário ou do compromissário cadastrado, caso a solicitação seja realizada por terceiros.