17/07/2025
Iniciativa visa proteger os profissionais da coleta de lixo e promover práticas responsáveis entre a população
A Prefeitura de Cotia deu início à campanha “Coletor Seguro”, com o mote “CUIDADO: o que você joga fora pode ferir alguém!”. A ação tem como objetivo alertar a população sobre os riscos de descarte inadequado de resíduos domésticos, principalmente objetos cortantes e perfurantes que colocam em perigo os coletores de lixo do município.
Cacos de vidro, agulhas, espetos e lâminas devem ser descartados com responsabilidade. A orientação é clara: esses materiais devem ser colocados dentro de garrafas PET, embalagens plásticas com tampa ou caixas de papelão bem lacradas. E, o mais importante, sempre identificados com o aviso: “PERIGO – MATERIAL CORTANTE”.
Além de evitar acidentes e proteger os profissionais que atuam diariamente na limpeza urbana, a prática colabora com a eficiência e segurança do serviço de coleta como um todo. Só em 2024, mais de 40 ocorrências envolvendo ferimentos por materiais cortantes foram registradas entre os cerca de 350 coletores que atuam diariamente na cidade, que produz, em média, 230 toneladas de lixo doméstico por dia.
A campanha também reforça: lixo reciclável nunca deve ser descartado de forma incorreta. A responsabilidade de cada cidadão é essencial para manter uma cidade mais limpa, segura e sustentável.
Com o objetivo de apoiar a campanha e fortalecer a conscientização ambiental, o Site da Granja lançará, a partir de agosto, uma série especial sobre descarte consciente e reciclagem. A nova editoria trará informações práticas sobre como descartar corretamente diferentes tipos de resíduos e onde encontrar os diversos ecopontos da região, como os destinados ao descarte de vidros, lixo verde, eletrônicos, lâmpadas, medicamentos vencidos e recicláveis como papel e plástico.
A série também trará dicas de compostagem doméstica, reutilização de materiais e ações colaborativas para quem deseja reduzir sua pegada ecológica e contribuir para um futuro mais saudável para todos.
Todos fazendo a sua parte para uma cidade mais segura e um planeta mais sustentável.