22/09/2022
A Prefeitura de Cotia lançou a Campanha 'Ser autista é ser igual, de um jeito diferente', com a participação do grupo 'Mães e Pais que Lutam' - composto por pessoas responsáveis por crianças com autismo.
O objetivo da campanha é romper barreiras e tabus e despertar a população sobre o TEA, combatendo o preconceito por meio da informação. A campanha estará em prédios públicos, painéis, site e redes sociais, além de material impresso.
"Por meio desta campanha, Cotia quer ajudar as pessoas que vivem com autismo e com autistas a sofrer menos com olhares e julgamentos de pessoas desinformadas. Paralelamente a isso, ouvimos as 'Mães e Pais que Lutam' para avançarmos em políticas públicas voltadas para este público", disse o prefeito Rogério Franco.
Cotia foi a primeira cidade da região a instituir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), em 2019 e, desde então, mais de 300 pessoas já se cadastraram e receberam o documento de identificação, com validade nacional, que garante atendimento prioritário em serviços públicos e privados.
O espectro autista é um transtorno que não difere etnias nem classes e a informação é chave para que se possa detectar o TEA o mais cedo possível, o que pode ajudar muito o paciente. A necessidade de uma infraestrutura para diagnóstico, tratamento e apoio para as crianças é de extrema importância.
Diagnosticar precocemente o autismo ajuda a melhorar as habilidades sociais e de comunicação da criança. Isso porque o autista começa a realizar as intervenções de forma precoce e é estimulado a se desenvolver.