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Prefeitura de Cotia recua na alteração do Plano Diretor

17/11/2023


por Mauricio Orth

Em 2022, prefeitura de Cotia promulgou duas leis que alteravam o zoneamento urbano e aumentavam consideravelmente os parâmetros para construção, chamando a atenção dos mais antenados.  O MP (Ministério Público) de Cotia acatou denúncia feita pelo Coletivo Panverde e deu início a uma investigação, solicitando documentos à Prefeitura que comprovassem a participação da sociedade na formulação dessas leis, pois foram consideradas alterações do Plano Diretor.

Como os documentos enviados pela Prefeitura foram avaliados como insatisfatórios, o MP de Cotia seguiu com a recomendação de Ação Direta de Inconstitucionalidade em 14/02/2023 (veja AQUI

A Ação foi acatada pelo MP do estado de São Paulo. A prefeitura enviou então, em 14/03/2023, sua defesa. Nela, argumentou que as duas leis de 2022 tinham sim validade, pois estavam baseadas em consultas públicas feitas em 2014/15. A prefeitura argumentava ainda que o intervalo de tempo entre as consultas públicas e a publicação das leis não era por si só consistente para se determinar sua ilegitimidade. Assim, solicitava o arquivamento do caso, escrevendo assim:

“Desse modo... ...não há como concordar com a alegação de invalidade dos atos normativos com base apenas no decurso do tempo, sob o argumento genérico de que a realidade do Município é outra, SEM, NO ENTANTO, APONTAR QUAL É ESTA REALIDADE, OU O QUE MUDOU. Assim sendo, confiando-se na demonstração de validade constitucional das leis municipais impugnadas, REQUER-SE digne-se Vossa Excelência determinar o arquivamento do presente feito....”


O Site da Granja teve acesso à troca de e-mails entre a Prefeitura de Cotia e o Ministério Público. Em diversas mensagens, muita troca de informações e nova reunião agendada, quatro meses depois. Assim, após a troca do promotor no caso, a nova reunião, convocada pelo MP, ocorreu em 21/09/2023.

A primeira Carta

O Site da Granja  teve também acesso a um documento gerado pela prefeitura por conta dessa reunião. Neste documento, a prefeitura passa a reconhecer que as duas leis talvez não tenham uma base legal consistente. Na carta, ela mesmo aponta uma “eventual inconstitucionalidade parcial das leis complementares municipais que tratam sobre o Plano Diretor” e detalha ao MP o que chama de “protocolo de intenções” aqui resumidos:

“a) aprovação de nova lei do Plano Diretor, atendidas todas as formalidades legais e constitucionais de realização de novas audiências públicas, com ampla publicidade, visando o aumento da participação popular;

b) inserção, na proposta de nova lei, de participação... ...dos Conselhos Municipais;

c) manutenção dos atos praticados sob a égide da lei atual, considerando-os como atos jurídicos perfeitos.”

Ao receber esta carta, o MP solicitou e conseguiu, após três tentativas, o agendamento de outra reunião junto à prefeitura. Ela aconteceu na sexta, dia 10/11. Após essa reunião, a prefeitura de Cotia enviou novo documento, três dias depois (na segunda, 13/11/2023):

A segunda Carta

Neste segundo documento, a  prefeitura pede agora prazo para refazer o Plano Diretor, desta vez de acordo com as “formalidades legais e constitucionais”, como ela mesmo descreve. Aqui o resumo do que ela escreveu:

“...em razão da reunião virtual ocorrida no dia 10 de novembro de 2023... ... requeremos prazo de 6 (seis) meses, a contar de hoje, 13 de novembro de 2023, para aprovação de nova lei do Plano Diretor, visando atendimento de todas as formalidades legais e constitucionais acordadas, como realização de novas audiências públicas e a participação dos Conselhos Municipais, dentre outras pertinentes.”

A prefeitura conseguirá refazer o Plano neste espaço de tempo (06 meses a partir de segunda, 13/11)?

O que acontecerá com os projetos aprovados pela prefeitura nesse interim?


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