TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Reunião Plano Diretor - Preparatória para audiências públicas aconteceu no SENAI

15/12/2023


Evento aconteceu após as tratativas entre o Ministério Público de SP e a Prefeitura Municipal de Cotia (PMC).

Por conta das últimas alterações de uso e ocupação do solo promulgadas pela PMC não terem sido legitimadas pela participação popular, o Ministério Público invalidou as alterações. A PMC então se dispôs em carta a “realização de novas audiências públicas e a participação dos Conselhos Municipais, dentre outras pertinentes.”,  conforme o Site da Granja noticiou aqui.

Assim, a prefeitura está realizando o “Diagnóstico Participativo para Revisão do Plano Diretor e Uso e Ocupação de Solo”  incialmente através de quatro reuniões programadas em algumas regiões do município. Também é possível participar do diagnóstico on-line.

A ideia é que a Secretaria de Habitação e Urbanismo disponibilize meios para que os moradores possam auxiliar e contribuir com a gestão pública municipal nesta elaboração.

O texto revisado será debatido nas audiências públicas, previstas para janeiro de 2024, para depois ser consolidado pelo Conselho da Cidade de Cotia  onde uma versão final irá para análise e aprovação do Poder Legislativo.

O Site da Granja acompanhou a reunião de hoje 15/12, no SENAI Cotia, na Rua Direita, 955. As apresentações foram feitas. O contexto acima descrito não foi mencionado pelos representantes da prefeitura:

Agnaldo Gomes Pereira, Secretário  Interino do Meio Ambiente de Cotia

Luciane Alegre,  Arquiteta da Prefeitura

Luis Gustavo Napolitano, vereador

Onofre de Oliveira Ferreira  Secretário Municipal de Habitação e Urbanismo

Silvio Cabral, Secretário da pasta de Regularização Fundiária no município. 

Neste evento, a Granja Viana foi retratada pela prefeitura como região “consolidada” e  a sobrecarga viária foi atribuída aos municípios vizinhos, especialmente Carapicuíba. Nessa linha, atribuiu a invasão do Parque das Nascente a moradores do Embú e deu outros exemplos de “invasão”. 

Após os pronunciamentos dos representantes, a palavra foi aberta aos moradores, que lembraram sobre a ilegalidade das últimas alterações e, em clima um pouco mais pesado, se manifestaram com afirmações sobre a possibilidade das últimas alterações da  política de uso e ocupação de solo terem sido feitas através de critérios escusos, tais como interesses pessoais. Os testemunhos dos moradores foram diversos, abarcando a população jovem, Parque São George e condomínios em construção que se encontram com obras paralisadas. 

O Site da Granja acompanhará o fluxo das informações colhidas nessa reunião e voltará a informar em tempo oportuno.

 

Serviço

Reuniões Preparatórias para audiências públicas (Plano Diretor e Uso e Ocupação de Solo de Cotia) - Diagnóstico Participativo

Próxima e última:

Dia 16/12/2023 – 9h: Câmara de Cotia (Rua Batista Cepelos, 91 – Centro)

Diagnóstico Participativo on-line por este  link.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR