14/07/2023
O caso ocorreu na noite do último sábado (8).
Imagens de câmeras de segurança, que circulam nas redes sociais, flagraram parte da ocorrência.
Conforme o relato das vítimas no boletim de ocorrência, as agressões começaram ainda antes das imagens registradas pelo circuito de câmeras.
“Do nada, a primeira coisa que ela fez foi tocar no meu ombro e dizer: ‘Vocês são lindas e corajosas’. Eu não entendi muito bem”, afirmou uma das vítimas.
Depois, a suspeita teria abordado o homem branco do grupo e perguntado o que ele estava fazendo “no meio de negras”.
“Ela pensou que a gente ia pegar a bolsa e ir embora, mas nós ficamos e ignoramos. Até ela começar a imitar um macaco e apontar para a gente”, finalizou.
A suspeita frequentava bastante o local, já foi identificada, tem 40 anos e não teve seu nome divulgado. Ela deve ser ouvida nos próximos dias.
A Polícia Civil de São Paulo, assim como a SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirmaram que investigam o caso.
"Buscaremos responsabilizar todos os envolvidos", afirmou o advogado das vítimas, José Luiz de Oliveira Júnior. Ele diz que o shopping foi informado sobre o caso.
Notas
O shopping onde ocorreu o evento, emitiu nota:
“O The Square não compactua e repudia qualquer ato discriminatório dentro e fora de suas dependências e está apurando e tomando todas as medidas cabíveis para colaborar com o esclarecimento do caso.”
Nenhum segurança do bar ou do shopping atuou no momento da ocorrência.
O bar, situado dentro do shopping, também emitiu nota.
“Viemos a público manifestar nossa solidariedade à família que supostamente sofreu racismo.. ..Ficamos todos consternados com o ocorrido.. ..e nos colocamos totalmente à disposição . Racismo é crime”
Ângela Maluf, Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher de Cotia e prefeita em exercício, também emitiu nota (AQUI) , lembrando do COMDEPIR:
“Essa semana aconteceu aqui em Cotia uma atitude de uma pessoa. De uma mulher imitando macaco quando viu três mulheres negras... queria deixar aqui meu repúdio.. .. Lembrando que aqui em Cotia nós temos um conselho que trata das questões raciais:
COMDEPIR - Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial
Informe-se sobre as datas e horários pelos contatos abaixo:
(11) 4934-5265 Ramais: 2302 e 2308
WhatsApp: 11 996884075