31/07/2013
De 5 a 30 de agosto a Prefeitura de Cotia promoverá a campanha de vacinação contra a raiva para Cães e Gatos. A vacina é gratuita e haverá postos espalhados por todo o município. A prefeitura ainda não divulgou a relação dos postos de vacinação, mas para saber se há um perto da sua casa, entre em contato com a Secretaria de Saúde ou acompanhe o site da prefeitura.
Doença que aparece em cães e gatos, entre outros animais, a raiva é originária de um vírus que ataca o sistema nervoso dos mamíferos. É transmitido pela saliva, daí o risco de contágio humano no caso de mordidas ou por lambedura na pele com alguma lesão, por exemplo. A raiva pode ser 100% prevenida com a vacina, segundo o Ministério da Saúde. Quando manifestada precisa ser tratada imediatamente para que haja cura. Caso contrário pode causar a morte tanto do animal quanto do humano até dez dias depois do aparecimento dos sintomas. Enquanto o vírus não atinge o sistema nervoso do animal, ele pode ficar incubado por semanas, até meses sem qualquer sinal que o animal está enfermo.
É importante lembrar que alguns dos sintomas da raiva também estão presentes em outras doenças como cinomose ou outros tipos de mal-estar. Daí a necessidade de procurar um médico veterinário que poderá diagnosticar com precisão.
Veja alguns sintomas:
• Mudança brusca de comportamento – isolamento, agressividade inquietação excessiva
• Mudanças no latido, tiques nervosos.
• Aversão à luz (fotofobia)
• Dificuldade em engolir, mudanças nos hábitos alimentares.
• Paralisia das patas traseiras
Caso seja mordido por um cão, gato ou outro animal cuja vacinação não esteja em dia, lave imediatamente a área afetada com sabão e água corrente por dez minutos e procure um médico. O tratamento se faz com soro e vacina.
A primeira vacinação do cão ou gato deve acontecer no 4º mês de vida e depois repetida anualmente. Antes dos quatro meses é indicado evitar levar o animal para passear na rua, para evitar expô-lo a diversas doenças. Exija sempre o comprovante da vacinação, seja na campanha da prefeitura ou nas clínicas particulares. Mesmo já vacinados não os deixe soltos nas ruas, passeie sempre com coleira e guia.
Educar as crianças também ajuda. Para evitar mordeduras, ensine-as e a não mexer no animal quando ele estiver comendo, bebendo água ou dormindo e nem subtrair dele seus objetos pessoais quando estiver brincando ou próximo deles. Fêmeas com filhotes podem ser tornar agressivas mordendo com mais facilidade, na tentativa de proteger a cria. Evite também contato com animais silvestres.
Serviço:
Secretaria de Saúde de Cotia: 4616-0800
Prefeitura de Cotia: www.cotia.sp.gov.br