08/08/2025
Estão abertas as inscrições para a Mentoria Pé-de-Meia, um programa gratuito e 100% online que tem como missão apoiar estudantes do ensino médio da rede pública em seus primeiros passos rumo ao futuro. A iniciativa foi idealizada pela deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) e pelo vereador de Embu das Artes Abidan Henrique (PSB-SP), dois líderes cujas trajetórias foram profundamente marcadas pela educação e que agora se unem para multiplicar oportunidades. O programa conecta jovens a profissionais inspiradores para impulsionar sonhos acadêmicos e futuras carreiras.
Voltado especialmente para beneficiários do Programa Pé-de-Meia do Governo Federal residentes no estado de São Paulo, o projeto oferecerá, ao longo de um mês, uma série de encontros transformadores, com início previsto para 23 de agosto de 2025. “Com o apoio de várias pessoas, eu tive muitas oportunidades na educação, como as Olimpíadas do Conhecimento, e percebi que a educação transforma vidas. Ter alguém ao nosso lado nesse início faz toda a diferença. É exatamente esse apoio que queremos oferecer aos jovens do Pé-de-Meia: alguém que os inspire a sonhar mais alto e acreditar no próprio potencial”, afirma a deputada Tabata Amaral.
Os participantes terão acesso a:
3 palestras coletivas com especialistas convidados, abordando temas como autoconhecimento, profissões do futuro e acesso à universidade;
4 encontros individuais de mentoria, com profissionais experientes alinhados aos interesses de cada estudante;
1 masterclass exclusiva com um nome de grande destaque no cenário nacional, trazendo inspiração e perspectiva.
Mais do que fornecer informações práticas, a Mentoria Pé-de-Meia tem como propósito ajudar cada jovem a construir confiança em si mesmo, enxergar novos caminhos e acreditar no seu potencial. “Quando você cresce na periferia, poucas pessoas ao seu redor fizeram faculdade, sabem inglês ou tem uma formação técnica. A Mentoria Pé-de-meia vai ampliar os horizontes dos jovens de escola pública, vamos ajudá-los a sonhar."
A ideia é conectá-los a profissionais que possam ser boas referências, bons exemplos e que possam orientá-los nesse processo de decisão de carreira”, afirma o vereador Abidan Henrique, que cresceu no bairro do Ressaca, divisa de Cotia com Embu e fez o ensino médio como bolsista no colégio Sidarta.