TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Comunicação Gaia

Os bastidores da história da celebração do Dia da mãe Terra

12/04/2024





Estamos no mês de comemoração do dia da mãe Terra - Gaia ou Geia, como os gregos a chamavam.


“Não por acaso, o nome da nossa coluna é “Comunicação Gaia”. Aliás, humilde e responsavelmente, como nossa intenção é falar em nome dela, peço licença.”


Você sabia que o Dia 22 de Abril é o dia Internacional da Terra? Pois é, em dezembro de 2009 a Organização das Nações Unidas - ONU, estabeleceu a data para esta celebração.

Isso porque no ano de 1970, milhões de manifestantes americanos saíram às ruas das cidades de Nova York, Portland e Washington em um protesto ambiental, no dia 22 de abril, sob liderança do ex-senador americano Gaylord Nelson conhecido pelo seu ativismo, exigindo os direitos ambientais.

Esta foi uma das maiores manifestações ambientais dos Estados Unidos, que resultou na criação da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency – EPA) no mesmo ano, e nos anos seguintes diversas leis para proteção dos recursos naturais. A manifestação foi um marco, além de alavancar a política ambiental americana, aqueceu os debates das questões ambientais internacionalmente, o que motivou a conscientização de outras nações.


Em 1972 convocada pela Organização das Nações Unidas ocorre a 1ª Conferência sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano ocorrida em Estocolmo na Suécia.


As mobilizações e manifestações favorecem a sensibilização para o progresso das leis. Em especial ao dia da Terra, favoreceu a criação da Resolução A/RES/63/278 International Mother Earth Day pela ONU, composta pelos seguintes trechos: 


“Reconhecendo que a Terra e os seus ecossistemas são a nossa casa, e cientes que, para alcançar um equilíbrio justo entre os aspectos econômicos, sociais e necessidades ambientais das gerações presentes e futuras, é necessário promover harmonia com a natureza e a Terra” e,

“Considerando que a “Mãe Terra” é um termo de uso reconhecido para fazer referência ao Planeta Terra, que traduz o conceito de simbiose dos seres humanos com a natureza, de comunidade viva indivisível de seres interrelacionados e interdependentes [...]”

A citação à mãe Terra como provedora da vida é histórica, presente em diversas culturas, civilizações e por meio da passagem citada na resolução.

Se a chamamos de mãe precisamos nos sentir filhos e nutrirmos primordialmente uma relação de respeito e conexão.

Deste modo, os convido para que neste mês exercitemos a Reconexão com a nossa mãe Terra provedora do solo, das águas, do clima, da biodiversidade, do habitat em perfeitas condições para a nossa existência e morada.

Reconectar a nossa natureza primordial. 

Escolha um dia e busque o contato com a natureza sagrada com consciência, permitindo uma pausa para despertar a percepção do sentir, e perceber que somos parte deste espetáculo que é a Terra, nosso lar.


Por @fernandafrediani



Veja mais

A política dos 5 erres para uma vida desperdício zero
Gotas de Consciência: Revelando a Pegada Hídrica

 


Fernanda Frediani

Uma engenheira que ama escrever, cozinhar e ter momentos de pausa e contemplação em meio a natureza. 
Pós-graduada pela Esalq/USP, Lato sensu em Gestão de Projetos com o tema, análise do comportamento na gestão de mudança para práticas de sustentabilidade. Graduada em Gestão Ambiental e Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. 
Fundadora da consultoria UPcycling Eco Socioambiental, atua na criação, elaboração e execução de projetos voltados à ESG e sustentabilidade, além de soluções técnicas em licenciamento ambiental e correlatos.
Consultora, ativista e engajadora de causas socioambientais.

Site: lattes.cnpq.br

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR