TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Conexão Sustentabilidade

26/10/2021

ESG: todas as empresas precisam participar desse novo modelo de gestão



A discussão em torno do ESG vem aumentando com diversos públicos. Tenho participado de vários eventos sobre o tema, com muitas empresas. Em um deles, falamos sobre como os consumidores estão percebendo a temática e apresentei pesquisas sobre como esse cliente está mais atento para a questão, seja para o bem ou para o mal, como o dado da pesquisa da McKinsey Brazil 2020 OpportunityTree, que mostrou que 85% dos brasileiros dizem que se sentem melhores comprando produtos mais sustentáveis e que, no caso da geração Z, 84% pararam de comprar de marcas que se envolveram em escândalos, ou seja, estamos tratando do amor e da dor da causa.

O ESG, que é a sigla em inglês para as questões Ambientais, Sociais e de Governança na gestão das organizações, foi alçado nesses últimos anos, como um dos principais fatores de análise e avaliação dos maiores investidores do mundo, como a BlackRock, maior empresa de gestão de ativos do mundo, e o maior fundo de pensão do Japão, por exemplo. Isso significa que existe um movimento que vem “de cima”, por meio dos investidores, e “por baixo”, com os consumidores. Desde o final dos anos 90, de forma visionária, sabíamos que a temática chegaria às “graças” dos investidores e o mercado se movimentaria dessa forma.

Nesse movimento, um dos principais instrumentos de transparência e comunicação do ESG das empresas são os relatórios anuais de sustentabilidade, que apresentam essas questões com muitos números, diagramação bacana e fotos bonitas. A pesquisa da KPMG sobre Relatórios de Sustentabilidade 2020, mostrou que 80% das companhias analisadas globalmente elaboram relatórios de sustentabilidade, sendo que 96% das 250 maiores empresas que participaram do estudo, publicam também este documento. Neste dado já fica a pergunta que sempre me fazem: 

- Professor, o ESG é só para as grandes? E rapidamente respondo que não, todas as empresas precisam participar desse novo modelo de gestão, pois as grandes empresas logo só comprarão daquelas médias e pequenas, que também se preocupam com a temática, mesmo que ainda tenham o seu ESG em desenvolvimento.

No caso do Brasil, a pesquisa mostrou que 85% das 100 empresas brasileiras respondentes elaboram o seu relatório de sustentabilidade e 33% declaram que se trata de um relatório integrado, ou seja, com dados financeiros aprofundados, sendo também o seu relatório ou balanço anual financeiro. Nestes relatórios analisados, 67% divulgam suas metas de desempenho para os negócios relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e só 32% comunicam claramente os seus impactos positivos e negativos, em relação aos ODS.

Você já leu ou analisou um relatório desses? Se ainda não, faça-o imediatamente para entender a importância da inserção do ESG na gestão empresarial. São índices, métricas e relatos de atividades, projetos, ações e processos ligados às questões de compliance, desenvolvimento de colaboradores, saúde e segurança, energia, gestão de carbono, resíduos, água, recursos ambientais, investimento social privado, enfim, muitos e muitos números e resultados ao longo de um ano.

Mas o principal de tudo é lembrar que, atrás destes números e indicadores, temos pessoas no planejamento, implementação, gestão e avaliação. Não podemos esquecer que a base do ESG e das empresas serão sempre pessoas! Então, para começar o seu ESG, comece cuidando das pessoas e do planeta.


Veja mais

A COP26 e o bônus dos executivos Marcus Nakagawa
O ESG (em inglês Ambiental, Social e Governaça) e a geração de valor
ODS e ESG andando sempre juntos
O ESG sendo acelerado pela tecnologia
Dia, mês, ano, década e século do meio ambiente
Sustentabilidade como estratégia
Empreendedor Social
Economia verde
Empreender sustentável
O tal do novo normal
Hábitos de Consumo
Efeitos da quarentena
Impactos socioambientais
Fórum Econômico Mundial
Promoções e consumo
Coluna de Marcus Nakagawa
Sustentabilidade em foco

 


Marcus Nakagawa

Marcus Nakagawa é professor da ESPM; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador e conselheiro da Abraps; e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Autor dos livros: 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo (finalista no Prêmio Jabuti 2019) e Marketing para Ambientes Disruptivos. http://www.marcusnakagawa.com
www.blogmarcusnakagawa.com

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR