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A abertura dos envelopes de habilitação para as tão sonhadas obras de melhoria da Raposo

13/04/2023


Volta dos sentidos originais das vias e mais uma fase da licitação para as Obras da Raposo agitam a Granja Viana.  

A Comissão do DER - SP (Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo)  abriu os envelopes que continham os documentos de habilitação. Esta fase não envolve comparação de valores e sim seleciona quais são os participantes considerados aptos para continuar participando da licitação.

Três participantes continuam habilitados, um foi descartado e outro inabilitado. Ao inabilitado é aberto prazo de cinco dias úteis para entrar com recurso, se assim desejar.

 Se o inabilitado não quiser recorrer, ele assina um documento de desistência. Só após essa desistência expressa é que a comissão tem condições de passar para a fase seguinte, que é a abertura dos envelopes contendo as propostas dos habilitados. Ou aguardar o recurso.

Um pouco da História

Os primeiros empreendimentos residenciais surgiram na Granja Viana por volta do fim da década de 1960. Os mais antigos são o Jardim Mediterrâneo e o Parque Silvino Pereira, seguido pelo São Paulo II.

Os bolsões residenciais da Granja Viana se tornaram legais através de lei municipal em 1994 (lei 694/94).

O aquecimento econômico de Cotia se intensificou em meados de 2000, quando foi entregue o trecho oeste do Rodoanel. Desde então, a Granja vem atraindo investidores e novos moradores, que migram de diversas partes da região metropolitana.


A saturação começa a ser sentida na Granja Viana

Desde 2010, ao que apurou o Site da Granja, diversas propostas para a melhoria do trânsito já eram assunto de discussão dos moradores e comerciantes da região da José Félix e da São Camilo. A proposta de alteração das mãos era frequentemente mencionada. 


Plano de Mobilidade

Pois esta alteração das mãos estava presente em abril de 2019 na apresentação do Plano de Mobilidade, embrião do objeto da licitação da Raposo (mais informação AQUI). Pesquisas já indicavam que o principal volume de trânsito da Raposo deste trecho era de moradores da Granja Viana. Assim, o estudo se concentrou em criar alternativas internas para dar opções aos motoristas circularem sem ter como prioridade a Raposo Tavares, como é atualmente.

Entre as mudanças e sugestões contidas no estudo, a proposta era transformar a São Camilo em mão única no sentido Raposo Tavares, como testado agora. A José Felix de Oliveira teria mão dupla apenas a partir do posto de gasolina do centrinho.

O Plano de Mobilidade foi mostrado para profissionais do setor imobiliário e políticos, como o já Prefeito de Cotia Rogério Franco, vereadores e Secretários da Prefeitura. 

Na época, o anfitrião da apresentação para mais de 600 pessoas foi o então Secretário de Habitação Sérgio Folha, que desde aquela época já articulava o projeto. Este é o plano que originou o projeto em licitação. O hoje vereador Sergio Folha (PL), aliás, foi o único representante de Cotia presente à sessão de abertura dos envelopes.



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