21/11/2022
Na tarde desta sexta-feira (18/11), a Secretaria de Saúde de Cotia passou a recomendar que a população volte a usar máscara em transporte público, em escolas, em locais de atendimento público, em locais com grande movimentação de pessoas. A medida foi tomada frente ao aumento de casos positivos da Covid-19 – entre os dias 1 e 16 de novembro, a cidade registrou 375 novos casos da doença. O uso de máscara em locais de saúde (hospitais, UBSs, clínicas, laboratórios e outros) segue obrigatório.
Conforme o Boletim da Fiocruz, a Síndrome Respiratória Aguda Grave tem crescimento moderado nas últimas três semanas. O estudo mostra que o aumento recente na curva nacional se concentra fundamentalmente no público infantil, de 0 a 11 anos – provavelmente associado ao crescimento do vírus influenza ou a intercorrências respiratórias em função do início da primavera. A prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 21.4% para influenza A; 1.2% para influenza B; 11.2% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 41.6% para Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 5.0% para influenza e 89.1% para Covid-19. Sendo que SP é o estado com maior incidência e risco de surto epidêmico. Nos hospitais infantis Sabará, Darcy Vargas e Cândido Fontoura, na capital paulista, a alta na procura por atendimento foi de 20%. O crescimento se repetiu nas unidades pediátricas do Hospital Albert Einstein e da rede NotreDame Intermédica, que também fica na cidade.
"Estamos com a circulação de novas variantes e isto tem impulsionado os casos. É fundamental que as pessoas mantenham as vacinas em dia, com todas as doses liberadas para cada idade. Ainda não é momento de se aglomerar, estamos às vésperas da copa do mundo e locais com aglomerações são cenários perfeitos para transmissão de doenças como a Covid. Todo cuidado ainda é necessário e esse cuidado passa pelo uso de máscara", disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia.