TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Alunos com deficiência visual recebem leitor óptico com Inteligência artificial em Cotia

23/08/2023


Novo programa municipal visa promover inclusão e garantir autonomia para estudantes de até 18 anos de idade. Inteligência artificial faz leitura de textos e reconhece rostos e objetos

 

Emoção, entusiasmo, expectativa, alegria e ansiedade. São algumas das sensações que deram o tom à primeira entrega do Programa 'Quebrando Barreiras', lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Cotia em parceria com o Fundo Social, na manhã desta terça-feira (22/08), no gabinete do prefeito Rogério Franco. O programa entregou para crianças em idade escolar com deficiência visual, um leitor óptico com tecnologia de inteligência artificial que faz a leitura de textos, reconhece rostos, cores e milhares de produtos.

 

O equipamento garante mais autonomia, socialização, independência, segurança e outros benefícios para quem convive com baixa visão ou cegueira. A primeira edição do 'Quebrando Barreiras' beneficiará 14 crianças e jovens com idade até 18 anos com um kit contendo um dispositivo de leitura e reconhecimento, óculos, presilhas, fonte e cabo para carregamento, necessaire e um cordão de segurança. O dispositivo poderá ser acoplado no próprio óculos de grau já usado por jovens com baixa visão.

 

"É um programa que vem de encontro às necessidades destas pessoas. Elas vão poder ler, identificar pessoas próximas e terem autonomia e segurança. Estou muito feliz em ser prefeito neste momento em que estamos proporcionando essa qualidade de vida para estas crianças e para as suas famílias",

disse o prefeito Rogério Franco.

 

A Lilian Q. Marques não escondeu a emoção ao lado da filha Maria Eduarda, de 13 anos. "Ela [filha] é cega e estava muito ansiosa desde que soube do programa, ela foi pesquisar na internet para saber como era o aparelho", disse Lilian. "Eu só tenho a agradecer, estou muito feliz. É um aparelho caro, eu não poderia comprar, e hoje a minha filha está ganhando", completou.

 

A presidente do Fundo Social, Mara Franco, também se emocionou ao falar do programa.

"Nosso dever, enquanto gestores públicos, é fazer políticas públicas, mas optamos por fazer as coisas acontecerem de fato. Este programa abre as portas do mundo para estas crianças. E o diferencial é que o aparelho está sendo doado. Muitas cidades adquirem e deixam para uso na escola, mas a gente quer a inclusão na escola, nas casas, nos passeios",

destacou.

 

A entrega foi acompanhada pela vice-prefeita Ângela Maluf e pelo secretário de Educação, Luciano Corrêa.

Fernando Kfouri, representante da Mais Autonomia, fez uma rápida apresentação sobre o equipamento.

A secretária também destacou a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que deliberou sobre a aquisição dos dispositivos com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Quebrando Barreiras

O programa visa proporcionar maior autonomia, dignidade e independência na vida diária de crianças e adolescentes com deficiência visual. Contempla jovens com até 18 anos de idade. É preciso ser morador de Cotia, ter Número de Inscrição Social (NIS), declaração escolar, ficha de anamnese social, ter laudo CID H54, entre outros.

Informações pelo CRAS CREAS On-Line Whatsapp 11 9 6300-7500.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR