04/12/2014
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) convocou para o dia 8 de dezembro (segunda-feira), às 17 horas, no Colégio Madre Iva (Rua Nelson Raineri, 700, Lajeado, Cotia), a audiência pública para debater o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA) do empreendimento “Projeto Vila Florestal – Reserva Cotia”.
De responsabilidade do Consórcio Alphaville Cotia, o empreendimento será implantado em um conjunto de três glebas, situadas entre a rodovia Raposo Tavares, as estradas do Pau Furado e da Roselândia, e os bairros Parque Suburbano, Jardim Maristela e Jardim Pedra Branca. Localizada nos municípios de Cotia e Itapevi, na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo, a área tem 4,8 milhões de metros quadrados.
Com cronograma de ocupação programado para ser executado gradualmente por até 25 anos, este novo projeto diferencia-se do anterior porque se apresenta com uma redução de 43% do número de lotes. Outra característica do“Projeto Vila Florestal – Reserva Cotia” é que 62% de sua área serão mantidos e preservados, representando 443 m2de áreas verdes por habitante, índice muito acima dos 16 m2 recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
Segundo o Consórcio Alphaville Cotia, o projeto será implantado em três etapas,. O prazo estimado para implantação dos loteamentos é de 24 meses por fase, a partir do preparo do terreno que dá início às obras. A implantação da infra-estrutura também será feita em fases, paralelamente à comercialização das unidades.
Seguindo a média histórica de ocupação dos residenciais Alphaville, estima-se que30% dos lotes estejam ocupados até o quinto ano de operação, 50% até o décimo ano, 70% até o décimo quinto ano, 80% até o vigésimo e 85% até o vigésimo quinto ano.
A demanda por mão de obra é outro fator a ser discutido, uma vez que as contratações serão realizadas de acordo com a expansão das fases de implantação do empreendimento. Na fase de implantação é esperada a geração de mais de 200 empregos para cada um dos residenciais. Na fase de operação após a conclusão das obras do empreendimento, a expectativa é de que seja gerado mais de 10 empregos por lote unifamiliar por ano Nos primeiros anos de operação devem ser criados cerca de 700 empregos na construção civil, com oportunidades para a mão de obra da região.
Os interessados em conhecer melhor o projeto poderão encontrar uma cópia do EIA/RIMA para consulta, disponível entre os dias 11 de novembro e 8 de dezembro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às17 h. nos seguintes locais:Câmara Municipal de Cotia (Rua Batista Cepelos, 91, Centro, Cotia), Biblioteca Municipal Batista Cepelos (Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1.147, Centro, Cotia), Câmara Municipal de Itapevi (Rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80, Vila Nova Itapevi, Itapevi) e Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Rua Joaquim Nunes, 187, Centro, Itapevi).