24/11/2022
A Covid-19 está voltando com força. Em muitos casos, as pessoas infectadas manifestam problemas de saúde duradouros, prejudicando a qualidade e até encurtando a vida. Algumas doenças, consideradas sequelas, estão aparecendo nas estatísticas de saúde e de óbitos, passando a registrar crescimento no estado.
explica Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen/SP - Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo.
Ainda em fase inicial, muitos estudos científicos estão mensurando as consequências causadas pelas sequelas da Covid – 19. Além dos óbitos, as complicações vindas da Covid-19 variam com o grau de limitação e comprometimento da autonomia das pessoas, influenciam na qualidade de vida, gerando muitas vezes aposentadorias precoces e aumento da demanda pela atenção de média e alta complexidades.
Cotia, após o aumento de casos positivos da Covid-19 na cidade - entre os dias 1 e 16 de novembro registrou 375 novos casos da doença -, passou a recomendar que a população volte a usar máscara em transporte público, em escolas, em locais de atendimento público e naqueles com grande movimentação de pessoas.
A Prefeitura de Cotia também adiou a realização do Projeto "Cuidar + Social e Saúde na Área" que aconteceria no sábado (26/11) no CEUC Caucaia do Alto. A segunda edição do “Vigilâncias em Ação” previsto para domingo (27/11) no Complexo Esportivo Arakan, no bairro Parque Turiguara, também foi adiada. As novas datas serão programadas e divulgadas para a população.