24/07/2025
Política, religião e futebol não se discute. A sociedade brasileira cresceu com essa crença. Nos grupos de WhatsApp, as publicações políticas são proibidas e o assunto facilmente desbarranca para polarização de esquerda, direita e uma imensa parcela afirma que não gosta de política. Para quem escolhe se isentar, vale lembrar: Serão governados por quem gosta de política.
Uma pesquisa divulgada em setembro de 2024, feita pelo Data Senado, trouxe à tona um dado alarmante sobre a percepção dos brasileiros em relação ao poder Legislativo. Segundo o levantamento, 82% dos cidadãos afirmam não confiar no Congresso Nacional. Neste mesmo levantamento foi afirmado que 40% dos brasileiros não se identificam nem com direita nem com esquerda.
A política partidária é repleta de manobras, interesses pessoais, corrupção e polaridades. A participação popular é uma ferramenta capaz de regular os excessos do poder público em todas as esferas. O voto, a participação em conselhos e audiências e o engajamento em associações têm um poder transformador e pouco exercido pela população. São mecanismos de democracia direta que fazem a diferença na história das instituições.
As últimas alterações do plano diretor de Cotia foram barradas, pois a sociedade civil se organizou. Políticas públicas como o Sistema Único de Saúde (SUS), a instauração deliberativa dos Conselhos de Meio Ambiente, as conferências de assistência social e os conselhos municipais ajudaram a estruturar benefícios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada, entre muitos outros.
Conselhos, audiências e voz ampliada como pilares da democracia local
O Ano de 2025 está repleto de conferências que desembocarão nas Conferências federais. "Comecei a me envolver com organizações e projetos por conta do desejo de preservar a Mata Atlântica em nossa região.” relata a multiartista e ambientalista Ju Cassou, que ajudou a organizar Conferência Livre do Meio Ambiente de Cotia neste ano, sendo eleita delegada, e assim levando as propostas da região para Conferência Estadual. Como o engajamento é algo que nutre o ser humano de propósito e consciência coletiva, Ju continua nos espaços e foi eleita Conselheira Gestora do Parque Cemucam.
“Defender esse parque como público é uma missão. A participação é difícil, mas essencial. Precisamos estar firmes, mesmo quando o diálogo parece impossível. Isso é nosso direito pela Constituição."
Já Rita Augusta, conselheira municipal da Mulher, reforça o papel da representatividade e da persistência feminina nesses espaços: “A participação da mulher nos conselhos é essencial. Mas a burocracia e a falta de retorno desmotivam. Ainda assim, não podemos desistir. Precisamos ocupar esses espaços, falar mais alto e não sair de dentro dos conselhos. Só assim as coisas mudam.”
Vamos decidir para onde vai o dinheiro de Cotia
Com o Orçamento Participativo (OP) implantado nas cidades de Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte, a população passou a decidir diretamente onde aplicar verbas públicas, priorizando obras em saneamento, escolas e transporte coletivo em regiões antes negligenciadas.
Em Cotia, uma série de audiências públicas estão sendo convocadas nas macrorregiões para o Orçamento Participativo, com o objetivo de coletar sugestões da população para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. O objetivo é definir prioridades de investimento dos recursos municipais. Os resultados de todas as consultas serão apresentados em uma audiência final em 20/08/2025. Venda agenda abaixo:
Estar presente fisicamente sempre tem mais força que opinar digitalmente. De qualquer maneira, a prefeitura, que se coloca aberta a consulta pública, também disponibiliza uma plataforma para coletar as sugestões norteadoras da lei orçamentária de 2026. É rápido e intuitivo ocupando poucos minutos. Clique AQUI para participar.
"Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes."
Essa frase atribuída à Albert Einstein cabe na necessidade de mudanças estruturais na forma de fazer política. A participação da sociedade pode oportunizar essa transformação.