Apesar de a delegacia de Cotia ter registrado que o número de homicídios e roubos diminuiu nos últimos oito anos, a nossa cidade está em 30º lugar na lista de ocorrências de roubos em cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes. O ranking geral envolve 72 cidades. Veja tabela clicando aqui.
Segundo matéria do Estado de S. Paulo, este índice aumentou devido a uma migração dos roubos para o interior - os bandidos seriam atraídos pela melhora econômica de alguns municípios.
De acordo com o Dr. Alexandre Palermo, Delegado Titular da Granja Viana, os roubos a pedestres e furtos de veículos foram os crimes que registraram aumento na cidade de Cotia do ano de 2008 para 2009. Veja tabela abaixo.
Fonte: Divulgação Delegacia Granja VianaApesar do aumento do número de roubos, pode parecer estranho que o número de homicídios venha registrando queda desde 2001. Segundo o Dr. Alexandre, os homicídios ocorrem na maioria das vezes, com envolvidos no tráfico de drogas, vingança e brigas entre facções. "Temos muitos locais com claras características de "desova", ou seja, o homicídio é perpetrado em outra área ou município, e o cadáver é deixado em Cotia, em locais ermos, nas divisas da cidade".
Os homicídios por vingança tiveram um grande aumento nos anos 70, como forma de marcar território e lidar com a desordem em locais onde a justiça não se impunha, e se estão em queda desde 2001, segundo matéria do Estadão, é em virtude de uma mudança de atitude dos criminosos, "A morte de alguém causava ciclos de vingança ininterruptas, o matador ficava com a vida por um fio, arrumava um enrosco ainda maior para si."
Já o número de roubos pode aumentar quando o risco de ser preso é pequeno, se a grana é curta, se falta emprego, etc,etc. O roubo continua a ser uma escolha entre as demais, com vantagens e desvantagens em relação a outros caminhos. A diminuição de roubos demanda mudança de valores e/ou queda da sensação de impunidade dos potenciais ladrões.
Para diminuir essas ocorrências, o delegado afirmou que Cotia está fazendo um trabalho integrado de mapeamento, policiamento ostensivo e preventivo especializado, além de inúmeras operações especiais. Ressaltou também ser fundamental um trabalho sintonizado das forças policiais com a comunidade: "Trabalhamos com informação. É imprescindível a correta elaboração de boletins de ocorrência, o uso do disque-denúncia, a troca de informações entre vizinhos, reuniões dos Consegs, ou seja, o comportamento preventivo".
Várias mídias da região, incluindo o Site da Granja, tem ajudado na divulgação da importância de se fazer Boletim de Ocorrência. Se você for vítima de um desses crimes, não hesite em fazer um B.O, é por meio dele que se fazem as estatísticas que por sua vez, determinam o número de viaturas e policiais necessários em cada bairro. Portanto, é instrumento fundamental para a diminuição desses crimes.
Um alerta! A ação dos bandidos no caso do roubo frequentemente se dá com o motorista ao volante; já no caso de furto de veículos os locais preferidos são residências e estabelecimentos comerciais. Geralmente, os roubos são praticados à mão armada, com a participação de duas ou mais pessoas. Por isso é necessário estar sempre atento.
Confira algumas medidas preventivas no site da delegacia.
Marina Novaes