07/03/2016
Na última sexta-feira (04/03), agentes de saúde promoveram ação de nebulização na região que abrange todo o entorno da Rua Manoel Lages do Chão, localizado no bairro Caiapiá. A ação visa combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Para otimizar o efeito da nebulização, a equipe de combate ao mosquito passa previamente nos locais a serem nebulizados para realizar o bloqueio, que consiste na eliminação dos criadouros do mosquito encontrados nas residências e em seu entorno.
Entre outros pontos atendidos envolvendo empresas e residências, os agentes nebulizaram uma construção em andamento que compreende uma área de 7.500 m², considerada como um ponto favorável para a proliferação do mosquito.
De acordo com o último balanço apresentado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, no período que compreende os meses de janeiro e fevereiro, foi contabilizado em Cotia o total de 109 casos notificados, dos quais 5 são positivos, 16 descartados e 88 aguardam resultados. Em 2015, até a primeira semana de março a cidade apresentou 518 casos confirmados de dengue.
A gestão municipal criou um comitê permanente de combate ao mosquito, encaminhou projeto de lei à Câmara que subsidia as medidas de prevenção e bloqueio, buscou o apoio do legislativo, apresentou o Plano de Contingência contra a dengue e desenvolveu capacitações para os técnicos e médicos das unidades de saúde.
Diariamente equipes da saúde e de obras são encaminhadas aos bairros com a finalidade de realizar bloqueios que consistem na ação de exterminar os criadouros do mosquito transmissor. As medidas utilizadas pelas equipes devem ser repetidas rotineiramente pelos moradores a fim de impedir a proliferação do mosquito.
Diante de qualquer dúvida e/ou denúncia os munícipes podem contar com o Disk Dengue 0800-878-3258.