A cidade de Cotia deu mais um passo em sua política de sustentabilidade com a inauguração da terceira usina de energia solar do município. A nova estrutura começou a operar nesta quinta-feira (26) e está instalada no Centro Educacional Arakan, localizado no Parque Turiguara.
O sistema conta com 143 painéis fotovoltaicos e possui capacidade média de geração de 100 kWp. Com a entrada em funcionamento da unidade, a economia estimada para os cofres públicos é de cerca de R$ 150 mil por mês.
A iniciativa reforça o compromisso da cidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, e amplia o uso de fontes renováveis no município.
A energia solar é produzida a partir da conversão da luz do sol em eletricidade por meio de placas instaladas, neste caso, sobre a cobertura da quadra poliesportiva da escola. Inicialmente gerada em corrente contínua (DC), a energia passa por um inversor que a transforma em corrente alternada (CA), adequada para uso em residências, comércios, indústrias e prédios públicos.
Parte da eletricidade gerada abastece o próprio Centro Educacional Arakan. O excedente é direcionado à rede elétrica e convertido em créditos, medidos em quilowatts-hora (kWh), que são utilizados para reduzir os custos da conta de energia do município.
Expansão e impacto econômico
Além da nova unidade, Cotia já conta com outras duas usinas solares em operação, ambas instaladas no Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira, em Caucaia do Alto. A previsão da Prefeitura é ampliar ainda mais o sistema, com a inauguração de cerca de 20 novas unidades nos próximos meses.
Com a expansão do programa, a expectativa é atingir uma produção anual de aproximadamente 8 mil MWh, o que pode representar uma economia de cerca de R$ 4 milhões por ano aos cofres públicos.