26/10/2022
A Prefeitura de Cotia dará início a uma campanha de conscientização sobre a Lei Municipal 2070/2019 que proíbe o manuseio, soltura e a queima de fogos de artifício e de estampido no município. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população sobre os perigos à saúde, prejuízos e danos causados às pessoas com autismo, idosos, além dos animais e do meio ambiente.
A campanha foi alinhada em reunião com a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e Mulher, Ângela Maluf, os secretários Marcos Menão (Comunicação), Agnaldo Gomes (Verde e Meio Ambiente) e Fernando Jão (Indústria, Comércio e Empreendedorismo), além de Maicon Fernandes da Costa e dos Guardas Ambientais, Cordeiro e Roberto.
Nos próximos dias, peças informativas ganharão o portal e as redes sociais oficiais da Prefeitura com mensagens de conscientização sobre os dados e transtornos em uma parcela da população quando os fogos são estourados. A campanha também vai alertar para os riscos à integridade física de quem os manuseia, como queimadura e até mutilação de membros, além de incêndios.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 7 mil pessoas sofreram lesões decorrentes do uso de fogos de artifício no período de 2007 a 2017, sendo 70% queimaduras; 20% lesões com lacerações e cortes; e 10% amputações de membros superiores, lesões de córnea, lesão auditiva e perda de visão e de audição. Ao longo desses anos, 96 mortes foram registradas no Brasil em consequência da queima.
Durante a queima de fogos, cachorros, gatos e aves podem apresentar sinais graves de estresse, agressividade, ansiedade e podem até sofrer infartos. Alguns cães e gatos morrem ou se machucam muito nessas situações, ficam extremamente agitados e acabam se acidentando.