20/08/2025
Na última segunda-feira, o recém-criado Grupo de Repressão a Parcelamentos de Solo Clandestinos de Cotia realizou sua primeira operação de combate à ocupação irregular no bairro das Pitas, em um loteamento clandestino chamado “Nova Caiapiá”, com acesso pela Estrada Manoel Lages do Chão.
O local já havia sido embargado anteriormente pela Prefeitura, mas, segundo informações, o embargo não vinha sendo cumprido. Durante a ação, as equipes encontraram cercas, piquetes para demarcação de lotes e materiais de construção, o que indicava a tentativa de retomada das atividades de parcelamento e construção.
O loteamento irregular é alvo de processos judiciais relacionados a danos ambientais e parcelamento clandestino de solo. Para evitar prejuízos, a administração municipal reforça a orientação de que os interessados em comprar terrenos consultem a Secretaria de Habitação antes da negociação. Apesar de muitas vezes os valores parecerem mais acessíveis, os riscos de perda do imóvel em caso de desocupação são permanentes.
O Grupo de Repressão a Parcelamentos de Solo Clandestinos foi instituído pelo Decreto nº 9.476/2025 com a finalidade de coibir loteamentos ilegais, assegurar o cumprimento de ordens judiciais e impedir o avanço de ocupações irregulares em Cotia. A iniciativa reúne diferentes secretarias, como Habitação, Obras e Infraestrutura, Desenvolvimento Social e Periferias, além da Guarda Civil Municipal e Ambiental.
© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR