TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cotia intensifica ações de prevenção de enchentes

21/02/2024


População deve colaborar. O descarte irregular de resíduos sólidos é crime ambiental e a população pode denunciar pelo 0800-878 1100

Desde os últimos meses de 2023 até o momento, Cotia registrou diversos episódios de chuvas volumosas. São transtornos na vida dos moradores, como alagamentos, queda de energia, enchentes, quedas de árvores, entre outros.

Além de ações emergenciais, equipes fazem diariamente em diversos pontos da cidade ações preventivas.  De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, de novembro de 2023 até o momento, mais de 30 córregos foram desassoreados através de máquinas ou manualmente.

A Prefeitura, por meio de equipes das Secretarias de Obras e Infraestrutura Urbana e de Defesa Civil, intensificou as ações de prevenção aos impactos negativos causados pelas fortes chuvas, como: limpeza de bueiros, ampliação da drenagem urbana, limpeza de ruas, desassoreamento de córregos, entre outros. 

No entanto, a quantidade de lixo, entulho e móveis descartados de forma irregular potencializa ainda mais o impacto das fortes chuvas, pois dificultam o escoamento pluvial, além do assoreamento causado por terra, galhos e vegetação arrastados pela água.

Lei

"Descarte irregular de lixo e entulho é crime ambiental. Uma pessoa que comete este crime age com potencial de prejudicar um bairro inteiro. Quem vir este tipo de crime, deve denunciar", disse Agnaldo Gomes, Secretário do Verde e do Meio Ambiente de Cotia.

A Lei Municipal 1.151/2001 tipifica como crime ambiental o descarte irregular de resíduos sólidos no município. Denúncias podem ser feitas para a Secretaria de Verde e do Meio Ambiente, pelo telefone 0800-878-1100, ou diretamente para a Guarda Civil Ambiental 153. O ideal é que a denúncia seja feita assim que o crime estiver sendo cometido para aumentar as chances de flagrante.

 

Entre algumas das ações preventivas realizadas pela Prefeitura estão:

Desassoreamento de mais de 30 córregos

Limpeza e roçagem em ruas e em travessas

Limpeza em margens de córregos

Desobstrução de galerias pluviais

Ampliação da infraestrutura de drenagem

Limpeza de piscinões

Desobstrução de tubulações


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR