20/02/2013
Por Layla Marques
Durante encontro do Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo), realizado em Embu das Artes, o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, destacou as oportunidades que os megaeventos esportivos como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos darão ao Brasil e à nossa região. Questionado pelo Site da Granja sobre a possibilidade do Centro de Treinamento do São Paulo, em Cotia, receber os atletas, o ministro foi enfático: "O CT foi habilitado pelo Comitê Organizador Local para receber as seleções e, como esta informação é muito recente, acredito que nada tenha mudado".
As especulações de que Cotia não estaria mais apta a receber os atletas, começou quando, no final do ano passado, a Fifa divulgou a primeira versão do catálogo que indicava as opções de centros de treinamento para as seleções participantes da Copa do Mundo. Na relação, ainda não constavam o CT do Corinthians e os CTs de Cotia e da Barra Funda, do São Paulo. Porém, com a divulgação da segunda versão do catálogo, apresentada no início de fevereiro, 16 novas opções entraram na lista.
"A expectativa, tanto minha quanto do prefeito Carlão, é que realmente o Centro de Treinamento do São Paulo receba uma seleção, mas agora tem que ver com o São Paulo. Nós estamos trabalhando para que a nossa cidade seja uma das escolhidas. É uma grande oportunidade, inclusive porque após a Copa do Mundo teremos os Jogos Abertos do Interior, em Cotia", disse o vice-prefeito Moisés Cabrera.
Obras já foram feitas
Todas as ações de infraestrutura incumbidas à Prefeitura, segundo Cabrera, foram realizadas. Inclusive, de acordo com a diretora de articulação da Secretaria de Relações Governamentais, Cristina Oka, houve uma parceria entre o Centro de Treinamento do São Paulo e a Prefeitura em relação à infraestrutura de acesso ao entorno, na qual obras importantes foram realizadas. "Acompanhamos pessoalmente três Comitês da Copa, que elegeram os CTs que poderão receber as seleções, os quais foram ditos que o CT em Cotia é o que possui a melhor estrutura de São Paulo. Já não há nada que a Prefeitura possa fazer, pois a decisão já não é mais política, mas sim de um acordo entre o Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, e a Fifa", disse.
O ministro reforçou que, o fato de ser credenciado não significa que a seleção se instale naquele Centro de Treinamento específico. "Temos 70 Centros de Treinamento aptos e credenciados pela Fifa e pelo Comitê Organizador local para acomodar os atletas. Isso não significa que as seleções escolham um determinado local. Elas receberão o catálogo e ficarão livres para decidir em qual vai se instalar", finaliza Rebelo.