TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Denúncia acatada: envolvidos se tornam réus em escândalo no Parque das Nascentes

18/08/2022


Atualização em 19/08, 17:25h: A Prefeitura de Cotia, através da assessoria de imprensa da Secretaria de Comunicação Social, solicitou a inclusão de nota manifestando sua posição sobre o tema. Está situada logo abaixo da matéria. 

A Justiça da Comarca de Cotia manteve as prisões preventivas decretadas e recebeu denúncia oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) contra 13 pessoas, entre elas um integrante da Polícia Ambiental, todas acusadas de fazer parte de uma organização criminosa, de crimes ambientais, crimes contra a lei de parcelamento do solo e corrupção ativa e passiva. O trabalho é fruto da Operação Nerthus, deflagrada pelo Gaeco, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental em 24 de junho. A operação teve como objetivo desarticular uma quadrilha que atuava em Cotia.

A Justiça já havia também determinado à prefeitura de Cotia a reintegração de posse do terreno por diversas vezes, além de exigir a interdição, isolamento e colocação de placas informando da interdição da área. Nenhuma destas ações foram cumpridas pela prefeitura de Cotia.

"O que só não ocorreu em razão da pandemia e de decisões judiciais que impedem a retirada das famílias." complementa a assessoria de comunicação de Cotia.

A área está livre e desimpedida, inclusive com obras de construção em andamento.

Diretamente ligados ao caso, os secretários municipais Vítor Marques (Justiça) e Gustavo Gemente (Meio Ambiente) solicitaram exoneração em julho deste ano. Sérgio Folha,  ex-secretário de Habitação, também investigado no caso, pediu exoneração do cargo em junho.  

A Prefeitura informa que "os três ex-secretários não foram denunciados pelo Ministério Público e que nenhuma das pessoas denunciadas faz parte da Prefeitura. Reforça, ainda, que colabora com as autoridades."

Os valores levantados pela ação falam em 124 milhões de reais obtidos através de loteamento clandestino com lotes vendidos no valor de 20 a 30 mil reais cada.

A investigação teve origem com a Operação Fast Track, deflagrada em novembro de 2020, identificando e desarticulando a célula jurídica de uma facção criminosa. Com base naquela investigação, também presidida pelo Gaeco, identificou-se provavelmente a mesma organização criminosa operando desde meados de 2018 em Cotia, mais especificamente no denominado Parque das Nascentes.

A área, que tem aproximadamente 500 mil m², sendo 164 mil alvo direto desta ação, foi doada à Prefeitura de Cotia como compensação ambiental pela DERSA quando das obras do trecho oeste do Rodoanel para a construção do Parque das Nascentes.

O Parque das Nascentes é muito importante por abrigar 13 nascentes e respectivos cursos d´água que abrangem duas sub-bacias, o que o classifica como Área de Preservação Permanente (APP). Mas a região tem sido alvo dos investigados, que passaram a criar loteamentos clandestinos. Para o desmatamento, é utilizado o método chamado “correntão”, altamente destrutivo à flora local com imensa mortandade de animais ao não permitir sua fuga. Apurou-se ainda que o sucesso da atividade criminosa dependeria da conivência e participação de agentes públicos e políticos, que são suspeitos de corrupção.


“A Prefeitura esclarece que os três ex-secretários não foram denunciados pelo Ministério Público e que nenhuma das pessoas denunciadas faz parte da Prefeitura. Esclarece, ainda, que colabora com as autoridades.
Desde 2019, a Prefeitura tenta realizar a reintegração de posse do "Parque das Nascentes", em constante diálogo com o MP, a Polícia Militar Ambiental e o Poder Judiciário, o que só não ocorreu em razão da pandemia e de decisões judiciais que impedem a retirada das famílias.
Por meio das Secretarias competentes, coíbe invasões de terra e o desmatamento de áreas de preservação, bem como promove a conscientização nas redes sociais e disponibiliza canal para denúncias, a relação de todos os loteamentos regulares no município e os que já foram identificados como irregulares e que são alvos de embargos/multas e processos, para evitar que pessoas caiam em golpes de criminosos.”


 


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR