11/06/2012
O filme Quem se Importa, da diretora Mara Mourão, continua rendendo frutos aqui na Granja. E que frutos!
Depois do incrível bate-papo da terça-feira passada no The Square, com a presença da diretora e da platéia que acabara de assistir ao documentário, foi a vez de um encontro promovido por Regina Steurer, do Projeto Âncora, em sua casa.
Em pleno feriado, Regina reuniu cerca de 20 pessoas, entre as quais representantes de escolas, ONGs e mídias da Granja, cujo ponto em comum era ter participado diretamente ou indiretamente da empreitada de trazer o filme Quem se Importa para a cá.
O filme ainda está em cartaz no The Square.
Saiba mais: www.granjaviana.com.br/noticias.asp?cn=34&id=1972
O que era previsível (mas de previsões costumamos duvidar!) é que todos ficaram extremamente mexidos, tocados e principalmente inspirados pelo filme. Na troca de e-mails que se sucedeu ao bate-papo veio a idéia e a vontade de continuar a conversa.
Regina então sugeriu o tema Educação, e agregou nada mais nada menos que José Pacheco e Péo ao grupo formado por representantes do Projeto Âncora, Ong Oca, Casa Redonda, Movimento Transition Granja Viana, Jornal D"aqui, Radiogranja.com e Site da Granja.
O português José Pacheco expôs melhor que qualquer brasileiro os acontecimentos, personalidades, glórias e cicatrizes da história da educação no Brasil e o mais importante, o que entende por educação hoje, que, como enfatizou Mara Mourão, "já é conteúdo para um filme!".
Além da constatação de que é urgente a mudança no ensino educacional e como um filme mostrando projetos inovadores na área poderia inspirar transformações, o grupo granjeiro também remoeu os entraves e soluções para uma união dos moradores da Granja.
Mara Mourão falou com entusiasmo sobre a página que criou do bairro Alto de Pinheiros no Facebook, e quais os passos seguintes como a representação por ruas e o associativismo.
Claudia Chevis sugeriu o projeto de uma parceria entre ONGs da região e escolas, com o intuito de dar oportunidades de envolver os jovens no trabalho social.
Enfim, uma reunião importante, inspiradora e embrionária de muitas idéias concebidas por um desejo único, o de transformação já!
Fica o compromisso de todos em continuar alimentando esse desejo.
É preciso começar por algum lugar e Mara Mourão já deu o start. Para quem se importa!