18/08/2016
Os pequenos amam explorar, brincar e interagir. Ter brinquedos à disposição e materiais que estimulam sua imaginação é precioso na construção do seu aprendizado. No contato com a natureza, pisar na grama, plantar um punhado de sementes, comer um fruto que eles mesmos colheram, são experiências únicas! E por que não aprender uma nova língua, interagir com adolescentes, interpretar um personagem? Estas são algumas das atividades que as crianças da Escola Granja Viana realizam diariamente em sua rotina escolar.
“Apresentamos diferenciais que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Na Educação Infantil, temos um trabalho especialmente voltado aos pequenos, com um olhar individualizado para cada um deles. Para otimizar essa proposta, uma de nossas práticas é manter um número reduzido de crianças por sala, justamente para podermos observar com mais atenção suas particularidades”, explica a coordenadora pedagógica e orientadora educacional da EGV Bárbara Ache.
Criança sendo criança
A EGV desenvolve atividades específicas para cada faixa etária. “Anualmente nos reunimos com os professores para planejar as ações que faremos com os alunos. Temos uma metodologia própria, não seguimos nenhum sistema engessado, respeitando a individualidade de cada criança e de cada sala”. Trimestralmente, revisamos o planejamento e o remodelamos quando necessário. Além disso, a escola conta com aulas dinâmicas que despertam no aluno, não apenas sua imaginação, como seus talentos e habilidades.
“Temos aulas de música, corpo e movimento e de inglês. Os alunos do terceiro e quarto ano têm aulas de xadrez e eutonia – que trabalha o autoconhecimento corporal na infância através do desenvolvimento de atividades específicas. Outro diferencial importante da EGV é o Atelier de Artes, onde as crianças são verdadeiras artistas. “Elas aprendem e se divertem!”, garante a coordenadora.
Período Integral: estruturado para as crianças e atendendo à família
Há três anos, respondendo a uma demanda de muitos pais, a EGV adotou em sua proposta o Período Integral. Nesse modelo, as aulas regulares acontecem no período da tarde, das 13h20 às 18h. Na parte da manhã, são oferecidas atividades diferenciadas, equilibrando os dois períodos. Bárbara explica que há duas modalidades de Integral: o total e o semi. “No total, as crianças entram às 8h, tomam um lanche às 9h30 e almoçam. No semi, elas entram às 10h e apenas almoçam”.
No período integral, além das atividades regulares e um aumento de aulas de inglês na parte da tarde, outros professores desenvolvem projetos especiais pela manhã. “Ano passado, as crianças, junto com o professor de ciências, realizaram diversos experimentos. No último semestre, aprenderam a diferença de horta, pomar e jardim e cultivaram suas próprias plantinhas”. Segundo Bárbara, a atividade prática ensina ao mesmo tempo em que diverte as crianças.
Depois do almoço, até que elas entrem na sala de aula, ainda tem contação de histórias, hora da higiene e do descanso. E para os que têm lição de casa, o integral também contempla um momento do dia especial para esse fim, com o auxilio de um profissional.
É importante ressaltar que a criança não fica só estudando no contraturno, brincar também faz parte do desenvolvimento dos pequenos. “Uma criança que fica o dia todo na escola cansa mais. É preciso ter espaço para brincadeira, sempre muito bem vinda!”, finaliza Bárbara.
Fotos: Ligia Vargas