24/08/2023
Lá havia a imagem da padroeira. Como a capela não era cuidada, o bispo do Rio de Janeiro, D. Alencar, ordenou que a derrubassem, e que seus pertences fossem levados para a então Vila de Itu (hoje cidade).
Anos mais tarde, o coronel Estevão Lopes de Camargo doou terras que possuía onde atualmente é o centro de Cotia e construiu uma capela. A capela foi inaugurada em 8 de setembro de 1713, com a entrada solene da padroeira no altar mor, retornando, portanto, para a cidade de Cotia.
Nos documentos da Paróquia consta parte retirada do livro de Tombo de Cotia de 1713 em que o padre Matheus de Laya Leão foi o seu relator.
A devoção à padroeira está presente também no brasão do município em que há o desenho de uma coroa de ouro com pedrarias em alusão a Nossa Senhora de Monte Serrate, feita mais tarde.
Raio na Matriz
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrate passou por várias reformas ao longo dos séculos XVIII e XIX. Em 1839, aconteceu uma reforma “por causa de um raio que destruiu a torre e o frontispício completamente”.
Uma das reformas mais significativas da Matriz de Cotia foi realizada sob a supervisão de Antonio Paoni e Marcolino Pinto de Queiroz. Foram mantidos boa parte das paredes originais de taipa, além do altar, nichos laterais e púlpitos que existiam no século XIX (substituindo a estrutura de madeira dos nichos laterais por alvenaria). A pintura do teto da nave não foi preservada, tendo sido pintado, no novo teto, o medalhão de Nossa Senhora do Monte Serrate e o Menino Jesus. A torre, cujos materiais e estilo destoam do corpo principal da igreja, foi acrescida na reforma de 1833 ou na de 1910.
A última grande reforma foi supervisionada em 1979 por José Torrezani e executada por Domingos Sochiarelli.
Comemorações
As Celebrações já estão acontecendo e vão até o dia 08/09.
Aqui vão algumas delas:
No dia 25/08 é a vez da Celebração penitencial onde o perdão a Deus é fortalecido.
Em 26/08 18:00h teremos o terço na praça da Matriz, depois a santa missa
28/09 - Novena preparação para festa: um retiro, reflexão sobre temas e preparo do coração. Muitos padres que já passaram pela igreja são os convidados
05/09 - É o aniversário do padre Mauro Ferreira, atual pároco da Igreja.
07/09 - Carreata pelos bairros da paróquia
O destaque deste ano é um Memorial destes 310 anos. A Exposição do acervo da paróquia, intitulada “310 anos de fé”, acontece no salão, de 25/08 ao dia 08/09.
Os pregos, telhas utilizados na construção da igreja, obras guardadas, Imagem de São Benedito do século dezoito e diversos itens ilustram essa história que tanto se funde com a história de Cotia.
Sessão “O povo de Cotia vive sua fé”, com as fotos antigas trazidas pelos frequentadores no telão de celebrações.
E terá Congada, Folia de Reis, diversas manifestações culturais populares, obras de artistas retratando a igreja e até o “Banco de Dom Pedro”: O Pe. José Manuel de Oliveira (1817-1866) hospedou o imperador D. Pedro II por algumas horas, quando passou por Cotia para ir a São Roque. Reza a lenda que ele tenha sentado neste banco.
E tem o Concerto do coral Diocesano de Santo André, a Exposição de carros antigos (03/09), Quermesse, show de prêmios para arrecadar fundos para reformas na igreja.
E o dia 08 é o dia da festa e Feriado: 07:00 h missa, 09:00h missa com enfermos/idosos, 12:00 missa na matriz e as 17:00h a grande missa e em seguida a procissão, com a banda da guarda de Barueri.
E no Sábado 09/09, às 9:00h, ainda será celebrada a missa para São Benedito, copadroeiro de Cotia, em reconhecimento ao povo negro que tanto participou da construção desta cidade.
Nossa Senhora de Monte Serrate em Cotia
Rua Senador Feijó, 12 – Praça da Matriz – Centro
Telefone: 11 4703-2180 – Padre Mauro
Siga toda a programação nos canais da Matriz: