TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

GCM de Cotia atira em dois companheiros, mata um e se mata em seguida

07/02/2024


 Um deles foi alvejado 18 vezes. O caso aconteceu dentro da Base da Corporação

Caso ocorreu nesta quarta (7). o  Local foi isolado para trabalho da perícia. 

Um guarda-civil municipal atirou nesta quarta-feira (7) em outros dois outros agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) numa base da corporação em Cotia. O atirador se matou em seguida. Portanto, dois dos três Guardas envolvidos foram a óbito e um segue internado.

O prefeito de Cotia, Rogerio Franco (PSD), usou suas redes sociais para comentar o que aconteceu dentro da base da GCM.

"Na manhã desta quarta-feira (7/02), fomos surpreendidos com uma triste notícia envolvendo 3 Guardas Civis da nossa cidade. Toda nossa solidariedade aos amigos e familiares nesse momento de tanta tristeza. Nos colocamos à disposição no que for necessário para esclarecer o que ocorreu e, sobretudo, para dar apoio aos familiares dos nossos guardas", escreveu o prefeito em seu Instagram.

"Pessoal, uma grande tragédia hoje aqui na nossa cidade. Por volta das 10h30 da manhã tivemos uma ocorrência gravíssima na corporação da Guarda Civil Municipal. Estamos ainda apurando os fatos, mas toda a administração já está envolvida para dar apoio aos familiares dos guardas que foram envolvidos nessa ocorrência. Estamos acompanhando para saber ainda o que aconteceu e o que causou toda essa tragédia na nossa cidade. Fica aqui a minha solidariedade aos familiares dos guardas envolvidos e a toda corporação da Guarda Civil Municipal. Sei que é um momento muito difícil, mas contem comigo. E estaremos juntos para a gente poder superar esse momento tão triste da nossa cidade", falou Rogerio num vídeo publicado na sua página.

Por meio de nota, a Prefeitura informou que "infelizmente, dois dos três guardas envolvidos foram a óbito e um segue internado".

Veja aqui a nota da Prefeitura sobre a tragédia (textos em parêntesis foram adicionado pelo Site da Granja):

“A Prefeitura de Cotia lamenta profundamente uma ocorrência envolvendo três Guardas Civis de Cotia na manhã desta quarta-feira, 7/02/2024.

Informações iniciais dão conta de que um Guarda Civil teria discutido com o seu superior (o subcomandante Luciano Stefano de Oliveira) e o terceiro Guarda teria tentado apaziguar a situação.

O desentendimento teria sido motivado pela não apresentação de um certificado necessário para a manutenção de seu porte de arma (conforme exigência da Polícia Federal) e, portanto, ele estaria cumprindo serviço operacional. Os disparos foram feitos por uma arma pessoal, que estaria guardada em seu carro particular.

Após disparar contra os dois colegas ele atentou contra a própria vida. (O inspetor da corporação, Carlos Roberto Pires, foi morto instantaneamente com um tiro na cabeça. Luciano Stefano de Oliveira, segue internado)

A Prefeitura de Cotia reitera que lamenta esta tragédia e se coloca à disposição das autoridades para esclarecer o fato. Aproveita para manifestar toda solidariedade e apoio aos familiares dos envolvidos. Deseja força e serenidade aos colegas de trabalho que estão sofrendo neste momento.”

Estresse

Fontes não confirmadas dizem que o caso ocorrido já tem um longo histórico e é proveniente de uma relação que vem provocando desgaste emocional já faz algum tempo.

Em São Paulo, apoio psicológico

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana da capital realizou um estudo de avaliação que detectou um aumento de estresse entre os servidores da GCM. Com base nisso foi criada a Casa de Atenção, um centro de acolhida que oferece atendimento social e psicológico para os servidores com conflitos pessoais e profissionais.

O atendimento é baseado na avaliação técnica dos psicólogos, que traçam uma linha de tratamento com base no perfil de cada paciente e parte de duas direções: o acolhimento espontâneo quando o servidor procura atendimento por iniciativa própria, e existem os atendimentos encaminhados pelos gestores das Unidades da GCM ao notar comportamentos discrepantes dos agentes. O acolhimento realizado no local é pessoal e sigiloso para garantir a privacidade do servidor.

Estar atento aos sinais

Segundo a Casa de Atenção, é necessário observar os sinais para estar atento a quaisquer sinais de descontrole emocional:

• Estresse emocional;

• Dificuldade no trabalho;

• Perda de entes queridos/luto;

• Problemas financeiros;

• Dependência química (álcool e outras drogas)


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR