TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Granja Viana lota auditório em audiência do Orçamento Participativo

01/08/2025


Por Ana Alcantara

Com foco em mobilidade, cultura, educação, segurança e esporte, região opina sobre as necessidades orçamentárias da macroregião


Pela primeira vez na história da cidade, a população está tendo a oportunidade de opinar diretamente, em suas regiões, sobre o destino do orçamento da cidade.

Na noite gelada da última quarta-feira (30), o auditório do SENAI Cotia, na Granja Viana, foi ocupado por cerca de 120 pessoas que participaram da quarta audiência pública do Orçamento Participativo 2026-2029. Moradores da Granja, do Parque São George e bairros próximos participaram ativamente da reunião conduzida pelo prefeito Welington Formiga, acompanhado do vice-prefeito Paulinho Lenha, secretários municipais e adjuntos(as), assessores e os vereadores Peka Santos, Marcinho Prates, Eduardo Nascimento, além do administrador regional da Granja Viana, Fernando Guedes.

Com uma fala de aproximadamente 40 minutos, o prefeito deu um panorama das ações realizadas pela gestão desde o início do mandato e apresentou propostas para os próximos anos. A reunião integrou o ciclo de escutas públicas do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), fundamentais para o planejamento público de médio e curto prazo. Este ano é especialmente importante para o planejamento público, pois vivemos a coincidência da elaboração desses dois instrumentos fundamentais da administração pública.

Voz da comunidade

Durante as falas abertas ao público, moradores reforçaram demandas prioritárias em diversas áreas. Um dos principais focos foi a necessidade de mais equipamentos de cultura e esporte. Foram destacados pedidos para a revitalização do campo do “Recriança” — associação sediada em área pública.

Outro tema que mobilizou participantes foi a criação de políticas públicas de apoio a pessoas neurodivergentes e mães atípicas, ressaltando a carência de estrutura especializada para esse público na região.

Segurança: reforço na frota e policiamento

Respondendo à cobrança frequente da Granja Viana por mais segurança, o prefeito informou que a frota da Guarda Civil Municipal (GCM) aumentou de 8 para 44 veículos. Segundo ele, isso já refletiu em avanços na segurança local, mas o compromisso é intensificar as melhorias. “A segurança melhorou e vai melhorar mais”, garantiu.

Mobilidade: Nova Raposo, ônibus com Wi-Fi e tarifa zero

A questão do transporte público foi outro ponto de destaque. A prefeitura anunciou que abrirá concorrência para novas empresas de ônibus, com exigências como Wi-Fi, monitoramento, humanização no atendimento e tarifa zero aos sábados e domingos.

Além disso, Formiga criticou o projeto de instalação de pedágios, dentro do município, e reforçou a necessidade de escuta pública. “Ninguém aguenta mais ficar duas, três horas para chegar até São Paulo. Algo precisa ser feito, lembrando que o caos da Raposo é fruto da falta de planejamento das gestões passadas”, disse. O prefeito prometeu continuar o diálogo com o governo do Estado para encontrar soluções conjuntas e solicitar audiências com participação direta da população sobre o tema. “Eles estão com o projeto muito definido, mas precisam nos ouvir”

Educação e o futuro do Morro Grande

A pauta educacional apareceu com força nas falas da prefeitura. Formiga afirmou que a região do Morro Grande será transformada em um polo educacional, ambiental e turístico, com participação ativa de várias secretarias. A proposta, segundo ele, busca criar oportunidades de formação, emprego e turismo sustentável na região.

O prefeito também destacou a educação como o principal pilar para combater a criminalidade. “O maior investimento em segurança é a Educação. É ensinar uma profissão, dar um caminho para as crianças não irem parar no crime”, afirmou.

Saúde e infraestrutura

Outras promessas incluíram a inauguração da clínica de hemodiálise e de uma nova agência dos Correios em Caucaia, ambas previstas para setembro. O prefeito também celebrou a parceria com o governo estadual que resultou em 10 leitos no hospital de Cotia para tratamento oncológico, com previsão de início também para o próximo mês.

Outra ação que está em curso diz sobre “abairramento” da cidade, que anteriormente, se dava por loteamentos e agora para dar clareza a empresas como Enel e SABESP e também para elaboração do Plano Diretor, a cidade será organizada por bairros. 

Meio ambiente e visão de futuro

Encerrando sua fala com tom firme, Formiga declarou guerra ao que chamou de “empreendedorismo selvagem” e se comprometeu com a preservação ambiental de Cotia. “Não vamos deixar acabar com o restante do verde que sobrou aqui”, afirmou. Ele convocou os moradores a se envolverem com o futuro da cidade: “Acreditem nesta cidade. Torçam por esta cidade. Em breve estaremos vivendo em uma das melhores cidades do Brasil”.

Próximos encontros e participação digital

As duas últimas reuniões presenciais do ciclo do Orçamento Participativo ocorrem no sábado (2/8), em Caucaia do Alto e Caputera. Uma audiência final para apresentar os resultados das escutas está marcada para o dia 20 de agosto, com local ainda a definir. A consulta pública online permanece disponível até o dia 15 de agosto pelo link com acesso AQUI.

Vale ressaltar que a participação popular é essencial para direcionar os recursos públicos conforme as reais necessidades de cada região.



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR