22/01/2014
A notícia que as atividades do IML de Cotia seriam transferidas para Osasco incomodou a população de Cotia. Na terça, dia 21, a Superintendência da Polícia Técnico Científica e uma comissão de vereadores se reuniu com o objetivo de solicitar ao Governo do Estado que a unidade de Cotia continue funcionando a partir do levantamento de recursos – pelo município - para reforma do local. Por enquanto os casos do município continuam sendo atendidos em Osasco.
A transferência do atendimento começou no dia 10 para os casos de morte violenta, lesão corporal, perícia médica, necropsia e violência doméstica. Em Cotia ficaram apenas os casos de morte natural. A transferência para Osasco traz transtornos para a população de Cotia. Além de os casos serem tratados juntamente com os de um município com população cinco vezes maior, a demora também deve se dar pelo deslocamento. Afinal, para fazer qualquer perícia simples, o morador de Cotia precisa agora se deslocar para outro município.
O início das ações para a retomada dos trabalhos deve começar na quinta, dia 23, quando está agendada uma vistoria no prédio. Não há previsão para a solução do problema.